PARAÍSO 202 ANOS

Guardinhense estudante de Medicina Veterinária tem vaga para competir no rodeio em Barretos

Por: Nelson Duarte | Categoria: Cidades | 21-10-2023 08:05 | 66
Foto: Reprodução/AJWFOTO ARENA

Tudo começou em uma brincadeira no sítio de um amigo, montando em bezerros. Aos 15 anos o guardinhense Fábio Henrique de Souza começou participar de rodeios pequenos, “bolões”, como são chamados, e em 2024 ele tem vaga assegurada para participar do mais famoso rodeio do país, o de Barretos.

Fábio cursa o 4.º período de Medicina Veterinária na Unifran, Universidade de Franca. Sempre acompanhava rodeios pela tevê e em DVDs. “Está em minha genética, meu pai, Celso Welington de Souza montava em touros. Foi me ensinando e orientando como deveria fazer, e isso ele faz até hoje. Na minha terceira competição, em 2016, consegui meu primeiro título de campeão em um rodeio rural, o que foi me incentivando cada dia mais, e comecei participar de eventos em grandes cidades”.

Em 2017 Fábio foi campeão em eventos realizados em Natércia, São Pedro da União e Jacui. “Este ano de 2023 está sendo um dos melhores para mim, entrei em cinco finais de rodeios, sendo vice-campeão em Capelinha (MG), vice-campeão em Patrocínio Paulista e vice-campeão em Pedregulho (SP), campeão em Bom Repouso (MG) e por fim o sonho de competidor, participei do rodeio da Liga Nacional de Rodeio (LNR), em Nuporanga, cidade paulista na região de Ribeirão Preto, onde obtive o título de campeão, e o mais importante, consegui vaga para competir em Barretos no ano de 2024”.

Foi uma grande conquista. Agradeço a Deus por tudo que tem me proporcionado, pela minha família e principalmente meu pai por estar sempre ao meu lado, me ensinando e corrigindo sempre que preciso, disse.

Fábio tem aulas de segunda a sexta-feira em Franca. Quando não vai para rodeios nos finais de semana cuida de animais (vacas, cavalos, porcos e galinhas) que têm juntamente com seu pai em uma chácara em Guardinha. Como precisa estar fisicamente preparado, pratica exercícios no quintal da casa de seus pais, com tambores que ele mesmo adaptou para fazer levantamento de peso. Montarias ele treina em bois de amigos tropeiros.

Participar do rodeio em Barretos por si já é façanha almejada por peões, mas além da premiação em dinheiro que em 2023 foi de 40 mil dólares, mais tradicional fivela, há ainda assegurado ao campeão, vaga para o milionário rodeio The American, que acontece no Texas, Estados Unidos.