FINAL DE ANO

Aquecimento nas vendas de final de ano acende a esperança do comércio de Paraíso

Para presidente da ACISSP, 13º salário, Black Friday e Natal impulsionam as expectativas de vendas e geração de emprego
Por: Ralph Diniz | Categoria: Comércio | 24-11-2023 10:06 | 892
Foto: Reprodução

À medida em que o final do ano se aproxima, o setor comercial de São Sebastião do Paraíso passa a viver uma atmosfera de otimismo e expectativa, afinal, o período é tradicionalmente marcado por um aumento significativo nas vendas, impulsionado por eventos como a Black Friday, o Natal, confraternizações e as férias.

De acordo com o presidente da ACISSP (Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso), Dr. Matheus Colombaroli, este período representa uma melhora significativa do ambiente de negócios e de vendas, pois “estimula as pessoas a saírem de suas casas, festejarem e gastarem nos diferentes tipos de comércio”.

Além disso, quem também celebra o aquecimento no comércio são as pessoas que estão em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho, com as vagas temporárias que se abrem durante o período. De acordo com Colombaroli, este é um momento importante, já que as portas de emprego se multiplicam. “Dados do SEBRAE, através de seu portal de inteligência, apontam que Paraíso tem 30,31% de população com carteira assinada e, nos últimos anos, há um aumento no saldo de vagas temporárias de 125%, ou seja, essas vagas mais que dobram no fim de ano”, diz o presidente da ACISSP, que ainda lembra que a manutenção desse posto para 2024 depende de como serão as vendas e como o colaborador temporário desempenha suas funções, sendo efetivado ou não.

Mas nem tudo são flores para o comércio local durante as festividades de dezembro. Nos últimos anos o e-commerce, ou seja, as vendas pela internet têm sido uma grande concorrente dos lojistas físicos, muitas vezes com preços mais atrativos, além do conforto de se poder fazer a compra sem sair de casa. Matheus Colombaroli reconhece esse desafio. “As vendas online estão numa crescente desde antes da pandemia, porém ganharam um impulsionamento com o isolamento imposto a todos e as estimativas são de aumento em 16% nesse ano. Nossas campanhas sempre são no sentido de privilegiar o comércio local, porém a facilidade na compra, a rapidez nas entregas e a disponibilidade e a variedade de produtos impõem desafios aos lojistas”.

Porém, o presidente da Acissp, aponta um caminho para que as empresas da cidade atraiam o consumidor. “Como levar o cliente até sua loja, até seu comércio? Os lojistas têm que estar muito atentos a esse novo perfil de consumo e devem, além de ter produtos variados e preços competitivos, uma oferta de experiência de compra. Focar no bom atendimento, desde a recepção do cliente até o pós-venda, para que a pessoa se sinta motivada a sair de casa e ir até a loja, ao invés de simplesmente ligar o celular. Fazer mais do mesmo e esperar novos resultados não funciona mais nesse mundo altamente conectado”, ressalta.

E, por falar em campanha, para fomentar ainda mais o comércio local, a ACISSP retoma sua tradicional Campanha de Natal, incentivando as compras nas lojas associadas com sorteios de R$ 40 mil em vales-compras, que serão usados no próprio associado. “Além disso, a associação planeja a campanha ‘Liquida Paraíso’ para o começo de janeiro de 2024, um sucesso que realizamos no começo desse ano. Portanto, numa mesma programação, teremos 3 estímulos ao comércio local, bastando para isso que nosso associado faça adesão à campanha”, concluiu Colombaroli, demonstrando confiança de que o final de ano será um período de renovação e vigor econômico para São Sebastião do Paraíso, trazendo não apenas lucros imediatos, mas também estabelecendo alicerces para o crescimento sustentável do comércio local no futuro.