CURTAS

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 25-11-2023 03:25 | 1048
Foto: Arquivo

Entrou em contato
O ex-prefeito de São Sebastião do Paraíso, Walker Américo de Oliveira, entrou em contato com o Jornal do Sudoeste, e falou sobre decisão judicial que o condenou devolver, juntamente com o também advogado Marcos César de Carvalho, mais de R$ 45 mil aos cofres do INPAR. Trata-se de pagamento feito pela Prefeitura, enquanto Walkinho era prefeito, a Carvalho, a título de honorários sucumbenciais. Semana passada quando o JS publicou matéria abordando o assunto, Walkinho afirmou que ainda não tinha sido comunicado oficialmente sobre o teor da sentença. 

“Surpreendido”
“Tenho me surpreendido com as decisões a nível federal e não diferente desta que acabo de tomar conhecimento e outra dada recentemente. Infelizmente, está havendo inversão de valores”, comentou Walkinho. “Os autos deixaram claro que não participei de qualquer ato irregular em minha gestão. Todos lembram da forma que pegamos a Prefeitura e o Inpar, com cinco folhas de pagamento atrasadas, entre aposentados e ativos, e botamos tudo em ordem, inclusive a folha de janeiro de 2021, que pagamos antecipadamente”, diz. 

Geração de renda
A geração de empregos em São Sebastião do Paraíso tem sido desafio a ser enfrentado. Tecla das mais batidas em épocas eleitorais, e que consta no discurso de praticamente todos concorrentes a cargos eletivos, na hora do vamos ver, não tem se consolidado. É algo que demanda esforço conjunto de lideranças políticas e empresariais. 

Incentivos
Há de se oferecer incentivos para empresas locais e para a vinda de outras, notadamente indústrias. Semana passada foram anunciados poupudos investimentos por empresas japonesas em municípios do Sul de nosso Estado, resultado da ida do governador Romeu Zema à China e Japão. Deveria também se dar atenção especial ao segmento de turismo, a chamada “indústria sem chaminé”. Infelizmente, mão de obra paraisense tem sido utilizada em municípios vizinhos. Quem diria!

Formatura
Aconteceu nessa quarta-feira, 23, no Teatro Municipal Sebastião Furlan, a cerimônia de Colação de Grau dos cursos de Técnico em Agente Comunitário de Saúde e Curso Técnico em Vigilância em Saúde com ênfase no Combate às Endemias. Ao todo, 103 alunos participaram do curso de formação ofertado por meio do Projeto Saúde com Agente, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).

Elogiaram
O prefeito Marcelo Morais e o vice, Daniel Tales, presentes à cerimônia, destacaram a importância desses servidores para a saúde pública no Município. Lembraram sobre a pandemia da Covid e a epidemia de dengue, e como os trabalhos dos agentes foram vitais para o enfrentamento dessas crises.

“Pai da pobreza”
Na quinta-feira (23), o presidente Lula vetou o projeto de lei que prorroga para 2027 a desoneração da folha de pagamento em diversos setores da indústria, implementada desde 2011. Segundo o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, esse veto, que deverá passar por análise no Congresso Nacional, tende a ser derrubado, uma vez que a maioria nas duas Casas legislativas é favorável à desoneração.

“Cartão Postal”
Funcionários da Secretaria de Obras da Prefeitura de Paraíso iniciaram nesta semana a limpeza do leito do Córrego Coolapa que ao longo do gabião estava todo tomado por matagal. Havia até árvores. Moradores nas imediações reclamaram que animais peçonhentos vindos do matagal estavam adentrando suas residências. Com o trato dado por funcionários municipais, aquele local, um dos mais aprazíveis da cidade, volta também a ser realçado, como “cartão postal”.

Expansão
A terceirização das vistorias de identificação veicular em Minas Gerais começa a ser expandida para todo o estado até o dia 15/12. A prestação do serviço por empresas credenciadas foi implementada a partir de 30/10, por meio de operação assistida,  pela Coorde-nadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), agora, chegará aos demais municípios mineiros.  Com a expansão, as empresas que já estiverem prontas para prestar o serviço serão autorizadas a funcionar na data anunciada, como informou a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto.  

MEMÓRIA PARAISENSE
No dia 24 de novembro de 1942, um incêndio devastou a Capela do Morro Baú de Santa Cruz, construída em 1860, Patrimônio Cultural de São Sebastião do Paraíso. Após essa data erigiu-se a atual Capela que pertence à Paróquia de São José.