COMBATE À DENGUE

Paraíso reforça combate à dengue eliminando mosquito dentro dos imóveis

Aplicação do inseticida permetrina acontece nas casas onde há alto índice de infestação do aedes aegypti
Por: Ralph Diniz | Categoria: Cidades | 16-01-2024 14:22 | 349
Agente de combate a endemias aplica inseticida em uma residência do bairro San Genaro
Agente de combate a endemias aplica inseticida em uma residência do bairro San Genaro Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de São Sebastião do Paraíso, por meio do Departamento de Controle de Zoonoses, está intensificando as ações de controle do aedes aegyti com a utilização de nova tecnologia de enfrentamento ao vetor transmissor da dengue, Chikungunya e Zika vírus. Trata-se do aerosystem, equipamento de aplicação especial de permetrina, inseticida usado para eliminar as fêmeas do mosquito no interior das residências.

O aerosystem está sendo considerado uma ferramenta importante no combate à proliferação de mosquitos e à transmissão das doenças, pois ele permite o bloqueio intradomiciliar, eliminando as fêmeas que estão dentro das residências ou de outros tipos de estabelecimentos.

O primeiro bairro a ser percorrido pelos agentes epidemiológicos da prefeitura foi o San Genaro. Nos próximos dias, os servidores devem percorrer as ruas do Jardim Europa, Veneza, Jardim Planalto e Vila Formosa. De acordo com Luciano Santana, responsável pelo departamento municipal, as residências visitadas nesse primeiro momento serão aquelas que estão em bairros com maior índice de infestação segundo o LIRAa - Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti.

A pulverização tem aplicação rápida e é feita em pequenas doses. “O inseticida tem melhor eficácia quando as janelas e portas dos imóveis permanecem fechadas por 30 minutos, devendo os moradores ficar do lado de fora nesse período”, explica Santana, que também esclarece que o aerosystem é uma técnica complementar aos demais métodos de controle aplicados no combate ao aedes aegypti. “Com o uso desse equipamento, nossa expectativa é reduzir os focos nas áreas que apresentam maiores índices de incidência do mosquito e, com isso, viabilizar o controle da transmissão da dengue, Chikungunya e do Zika vírus”, conclui o servidor.

Além da aplicação da permitrina, a Secretaria de Saúde continua com as demais ações para combater o aedes aegypti no município, como os mutirões de limpeza nos bairros e as visitas aos quintais das residências. Paraíso viveu em 2023 o pior surto de dengue de sua história, com oito mortes confirmadas e 5.359 casos confirmados. Além disso, três casos de Chikungunya foram registrados no ano, segundo o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Já neste ano, também de acordo com os dados estaduais, são dez casos de dengue e um de Chikungunya confirmados.

A equipe de agentes da prefeitura de Paraíso se apresenta aos moradores devidamente uniformizada e com crachá de identificação. Caso haja dúvidas, o cidadão pode entrar em contato com o departamento municipal pelo telefone 3539-9755.

Permetrina é aplicado no interior dos imóveis pela tecnologia do aerosystem. Imóveis devem ficar fechados por 30 minutos após a aplicação