Encerrou-se terça-feira, 30, a tradicional festa da Congada e Moçambique de São Sebastião do Paraíso, realizada entre os dias 26 e 30 de dezembro. O evento alcançou grande repercussão em todo o estado, sendo definido pelo secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, o maior evento da Congada e Moçambique do Estado.
Esse reconhecimento reflete a expressiva evolução na organização do evento desde 2022, incluindo a mudança do local dos desfiles, que passou a ser realizado na avenida Dr. José de Oliveira Brandão Filho, do Novo Fórum - local este que proporcionou a expansão da festa. De acordo com levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Defesa Civil, cerca de 60 mil pessoas prestigiaram o evento ao longo de seus cinco dias de realização.
A decisão de transferir a festa para a Avenida do Novo Fórum foi tomada pelo prefeito Marcelo Morais em 2022. Durante uma reunião com os representantes dos ternos de Moçambique e Congo, o prefeito propôs a mudança com o objetivo de evidenciar a grandiosidade que a celebração poderia alcançar. Na ocasião, Marcelo destacou que os ternos talvez não tivessem noção do potencial de expansão da festa, que antes era realizada na Praça da Matriz. O espaço antigo, além de oferecer estrutura limitada para os participantes e equipes de apoio, não comportava o crescente público que prestigia o evento todos os anos.
A nova localização não apenas viabilizou o crescimento da festa, mas também trouxe uma estrutura ainda mais completa. Além do espaço para os desfiles, o evento passou a contar com praça de alimentação e feira de artesanato, conduzidas por feirantes do próprio município e instituições assistenciais locais.
O encerramento da festa aconteceu com a cerimônia de descerramento das bandeiras dos santos padroeiros da Congada e Moçambique, a última quarta-feira, 31 de dezembro.
Conforme destaca o prefeito Marcelo Morais, a festa foi um sucesso total. "Conseguimos atingir o primeiro objetivo, que era o reconhecimento estadual, tanto por parte da grande imprensa quanto do Governo do Estado, tornando-se agora a maior Congada de Minas Gerais. O planejamento para os próximos dois anos é alcançar o reconhecimento nacional da festa. Para isso, algumas ações e planos já estão sendo desenvolvidos, visando promover um impacto cultural e religioso das congadas em todos os visitantes da nossa cidade, explorando o potencial turístico e cultural da festa”, finaliza. (por Ascom Pref. SSP)