Como antes
Um trator do setor de Obras da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso esteve há algumas semanas e iniciou o serviço roçagem nas avenidas Zoroastro Bícego e Geraldo Pelucio. Durou poucas horas. Nesta terça-feira (23), retornou. Muitos estão fazendo figas, para que não desapareça novamente. O mesmo ocorreu com a limpeza do gabião do Córrego Coolapa onde havia homens e uma retroescavadeira. Tomara que retomem a empreitada por lá também.
Tom inaugural
Meados de novembro, ainda integrando festejos alusivos ao aniversário de São Sebastião do Paraíso, com sabor de inauguração, o secretário de Estado da Saúde, Fábio Baccheretti assinou o processo de instalação do Banco de Coleta de Sangue no município. Anteriormente mencionou-se que em agosto do ano passado estaria funcionando. Com o mesmo clima solene se fez referência em tom de inauguração do Laboratório de Análises do Município. Ainda não entraram em funcionamento.
Abusos continuam
Questionamento sempre feito é quanto a falta de providências da Guarda Municipal, responsável pelo trânsito em São Sebastião do Paraíso, que por sinal distribui multas a rodo, e também da Polícia Militar, no sentido de coibir abusos de velocidade e de motociclistas que tiram o silencioso de canos de escapamento de seus veículos. Corridas desenfreadas, principalmente de entregadores que arriscam as próprias vidas, e a de quem se arrisca percorrer vias públicas. Não há de se falar em qualidade de vida, diante destes constantes abusos.
Entrevero
E por falar em trânsito perigoso, um entrevero foi registrado no início da noite de sábado (20) em São Sebastião do Paraíso envolvendo um motociclista e o condutor de um veículo HB 20 a partir do semáforo no cruzamento da Rua Dr. Placidino Brigagão com Avenida Angelo Calafiori. Motociclista alega que o motorista teria avançado o sinal vermelho, mas ele negou. Foi o estopim para desentendimento que se estendeu pela avenida, sentido Praça Nossa Senhora da Abadia até ao próximo semáforo no cruzamento com avenida Dr. Delfim Moreira. Ao final teve aceleração, tapa em vidro do carro, tapa no capacete, e facão na parada. Houve registro policial.
Agro recorde
Entre janeiro e dezembro de 2023, as exportações do agro de Minas Gerais atingiram recorde de 15,6 milhões de toneladas embarcadas, aumento de 13,3% em comparação ao ano anterior. Os principais segmentos exportadores incluíram os de café, complexo soja, complexo sucroalcooleiro, carnes e produtos florestais. Os produtos foram distribuídos para 175 países.
Redução nos preços
Apesar do crescimento no volume exportado, a receita gerada pelo comércio exterior registrou diminuição de 6,7% em relação ao ano anterior, totalizando US$ 14,3 bilhões em 2023. Esse declínio decorreu da redução nos preços das commodities no mercado internacional, com uma queda média de 17%. As exportações do agro representaram 36% do total comercializado por Minas Gerais no exterior. A China se manteve como o principal parceiro comercial do agronegócio mineiro, respondendo por 33% das compras, seguido pelos Estados Unidos (8%), Alemanha (7%), Itália (4%) e Japão (4%).
Golpistas
Golpistas estão intensificando ligações para telefones. Usam mensagens automáticas supostamente de instituições financeiras, entre elas, têm usado os nomes do Banco do Brasil e Nubank. Pretexto de que estariam confirmando compra feita, sugerindo que se aperte teclas do telefone para confirmar, ou para falar com um suposto atendente. Em alguns casos enviam links a serem baixados via SMS. E aí é que mora o perigo. A recomendação é que a pessoa entre em contato com a agência bancária através dos canais oficiais constantes em cartões. E não click em nenhum link enviado.
MEMÓRIA PARAISENSE
Sob supervisão do casal Wilbert e Fátima Dowe, é fundado o Grupo Espírita Mensageiros – GEM. Além de investir sobremaneira na tarefa de divulgar a doutrina espírita, o grupo realizou apresentações teatrais espíritas, palestras de tratamento espiritual, psicografia, passe evangelização. Sua sede está localizada à Rua Dr. Antônio Joaquim, 310, Vila Santa Maria.