ACISSP/UAI

ACISSP e UAI iniciam ações em projeto comum de empregabilidade em Paraíso

Objetivo é auxiliar as empresas no preenchimento de vagas de trabalho abertas através da atuação da UAI em parceria com os programas Empregar e Proe, já desenvolvidos pela associação
Por: . | Categoria: Cidades | 27-01-2024 04:59 | 61
Foto: Divulgação

A ACISSP (Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso) e a UAI (Unidade de Atendimento Integrado), repartição do Governo de Minas Gerais, iniciaram o desenvolvimento de um projeto comum para preenchimento das vagas de trabalho disponíveis nas empresas da cidade.

Hoje existem vagas de emprego disponíveis nas empresas de São Sebastião do Paraíso que não são preenchidas, ou por falta de qualificação para o posto ou pelo desinteresse dos trabalhadores. O objetivo do projeto comum é suprir essa carência, qualificar a mão de obra, através de cursos e capacitações, e encurtar a distância entre empregadores e colaboradores.

Em uma reunião realizada na sede da ACISSP, esse assunto começou a ser discutido. O encontro contou com a presença do Presidente da ACISSP, Dr. Matheus Colombaroli, com a Coordenadora geral da Associação, Cacilda Zanetti, com o Coordenador do Programa Empregar e do PROE, Jean  Braghini e com a Gerente da UAI de São Sebastião do Paraíso, Maria Graciele Borges Barreto.

“Foram propostas ações conjuntas entre a associação e a Uai para enfrentamento e solução desse problema crônico em nossa cidade, mas percebemos que essa é uma realidade de outras localidades também, pois temos observados empresas de outros municípios buscando mão de obra em Paraíso e empresários locais buscando colaboradores em outras cidades”, analisou o Presidente da ACISSP, Dr. Matheus Colombaroli.

“Um dos próximos passos será o envolvimento da Prefeitura de Paraíso através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, para auxiliar os empresários, e da pasta de Ciência e Tecnologia, que tem promovido muitos cursos de qualificação e formação para identificação das principais demandas dos empregadores e proporcionarmos treinamentos, envolvendo ainda os parceiros de longa data da ACISSP, como o Senac, Senai e Sebrae”, complementou Colombaroli.

Hoje a ACISSP atua na intermediação de estágios para alunos do ensino médio e de faculdades, através do Proe (Programa de Estágios) e na oferta de vagas de trabalho através do programa Empregar que disponibiliza um banco de currículos para consulta dos seus associados e de livre adesão aos trabalhadores que estão em busca de uma vaga de trabalho.

“O objetivo é ampliar essa atuação com um calendário anual de formações e capacitações dos trabalhadores locais”, afirmou o Presidente da ACISSP que destacou ainda que os cursos serão programados a partir da manifestação dos empresários locais. “Todos os anos realizamos uma pesquisa com o associado para saber o que ele espera da ACISSP e temos um campo específico onde ele pode listar cursos e treinamentos que ela importante para o seu negócio e para a cidade. As capacitações mais citadas são desenvolvidas pela associação em parceria com seus parceiros”, explicou Dr. Matheus.

Novas reunião acontecerão no âmbito de ampliação dos projetos existentes na cidade. “O objetivo é juntar todas essas ações de forma organizada para termos trabalhadores capacitados para preenchimento das vagas existentes e oferecer melhores condições de rendimento e qualidade de vida aos trabalhadores que, capacitados, terão novas oportunidades profissionais”, finalizou.

PROE
O PROE Estágios é o agente de integração entre Estudantes, Empresas e Instituições de Ensino, contribuindo para a qualificação dos Futuros Profissionais, para a revelação e o desenvolvimento de Novos Talentos nas empresas concedentes. Atua em parceria com associações comerciais e empresariais em 150 cidades do Brasil, incluindo Paraíso.

O PROE Estágios é um agente de integração entre estudante, empresa e instituição de ensino, que aplica o disposto na Lei 11.788, de 2008, para a contratação de estagiários por empresas públicas/privadas e profissionais liberais. De acordo com a lei, este tipo de contratação obedece a especificidades trabalhistas e fiscais.

Por ser um agente de integração, o PROE Estágios possibilita a complementação acadêmica, contribuindo decisivamente para a qualificação do futuro profissional e para a revelação de novos talentos.

Empresas interessadas na contratação de estagiários podem procurar a ACISSP para preenchimento das vagas e estudantes de ensino médio ou superior podem se cadastrar e buscar preenchimento dos postos disponíveis.

Esse contato deve ser feito de forma presencial na sede da associação, que fica na avenida Oliveira Rezende, número 1.350. mais informações podem ser obtidas através do WhatsApp (35) 3539-4400. (Assessoria de Imprensa ACISSP/CDL)