Coluna Espírita

Alvorada cristã

Por: . | Categoria: Cidades | 07-02-2024 00:03 | 39
Foto: Arquivo

E a luta terrestre, em seus fundamentos, ainda mesmo considerada no setor expiató-rio, resume -se na obra educativa para a eternidade.

A instrução é, sem dúvida, a milagrosa alavanca do progresso. Sem ela, perseveraria a mente humana nos resvaladouros da Ignorância, confinada à miséria, à ociosidade, a indigência e ao infortúnio, através da delinquência na praça pública e da correção na penitenciária.

Mas não basta esclarecer a inteligência, repetiremos ainda e sempre. É imprescindível aperfeiçoar o coração nos caminhos do bem.

Razão sem luz pode transformar-se em simples cálculo.

Instrução e ciência são portas de acesso à educação e à sabedoria. Quem apenas conhece nem sempre sabe.

A cultura do espírito vai mais longe: ajuda o homem a converter -se em santuário vivo, através do qual se irradia o Poder Soberano e Misericordioso.

Necessário, pois, semear pensamentos enobrecedores e santificantes, amparando a mente que recomeça a lição de aprimoramento Individual.

Esquecer a infância e a juventude será desprezar o futuro.

Regozijando-nos, assim, com a tarefa do amigo que nos doou estas páginas, cheias de sentimento paternal e de idealismo superior, saudamos, em companhia dele, a alvorada sublime de amor e paz, que resplandece, com Jesus, para a Terra de amanhã, regenerada e feliz.

EMMANUEL, psicografia de Francisco Cândido Xavier.
ADAPTAÇÃO: João Batista Brandão Fevereiro 2024