Prorrogação
Vereadores à Câmara de São Sebastião do Paraíso assinaram conjuntamente projeto de lei que consta na pauta da sessão desta segunda-feira (19), no qual propõem prorrogação por mais seis meses o prazo para a regularização de construções consideradas irregulares ou clandestinas no município. Lei neste sentido foi aprovada em junho do ano passado, e já havia sido prorrogada até 29 de dezembro. Mas como sob ótica dos vereadores ainda há muitas construções a serem regularizadas, estão propondo seja novamente prorrogado o prazo.
Replay
Moradores em situação de rua voltaram a se atracar semana passada em São Sebastião do Paraíso. Aliás, vez por outra se atracam, e não obstante até morte já ter sido registrada nesses desentendimentos, além de outros casos em que envolvidos se feriram pra valer, este caso social tem desafiado a administração municipal que tem se mostrado ineficaz para resolver a questão. Transferem-se responsabilidades, com o descul-pismo de que não teriam como agir, por conta da resistência de autoridades da esfera estadual.
Ao vento
Uma das confusões envolveu quatro pessoas na noite de domingo na Praça Olegário Maciel (Estação). Um homem sofreu grave corte na cabeça, e caído ainda levou chutes. Sua companheira também foi atingida. Foram abordados por dois homens, também em situação de rua. Na manhã seguinte, novo enguiço, conforme postagem, pra outras bandas da cidade. A população tem se queixado de intranquilidade e insegurança por constantes abordagens de moradores em situação de rua. Queixas ao vento. E assim caminha a humanidade ...
Creche para todos
A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) promove em São Sebastião do Paraíso o mutirão “Creche para todos”, que concede vagas para as crianças de zero a três anos que precisam de matrícula em instituições de ensino ou de quatro a cinco anos que já estão na fase de pré-escola e não conseguem vagas. Segundo a DPMG, a iniciativa no município começou na última quinta-feira (15), e estende até o dia 23 deste mês.
Mutirão
Para participar do mutirão os pais ou responsáveis devem estar munidos, no ato da inscrição, da certidão de nascimento da criança com CPF; cópia da carteira de identidade e do CPF do representante legal; comprovante de endereço no município onde se almeja a vaga, que deverá ser atual e com CEP, preferencialmente em nome do requerente, ou declaração de residência, que pode ser obtida no posto de saúde ou no Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
Dever imediato
Todos os municípios têm o dever imediato de oferecer vagas em creches e pré-escolas para todas as crianças, com base no julgamento do Tema 548 pelo Supremo Tribunal Federal. Para mais informações, o interessado deve ir à sede da Defensoria Pública em Paraíso, na rua João Francisco Grillo, 135, no bairro Mediterranée, e procurar por atendimento nas segundas e quartas-feiras, entre 8h e 10h, ou ainda entrar em contato pelo número (31) 98472-1131.
Estado líder
Minas Gerais é o estado líder em energia solar fotovoltaica no país e um dos melhores locais do mundo para esse modelo de geração. Essa cadeia produtiva está cada vez mais consolidada no estado. Para além, os mineiros já olham para o futuro da geração de energia limpa, e oportunidades de promoção de negócios e geração de empregos verdes. Em 2023, o Estado formalizou cerca de R$ 3,9 bilhões em investimentos em projetos relacionados com fontes alternativas de energia, contribuindo para que a atividade estivesse entre os cinco setores com maior volume de investimentos atraídos no ano passado.
MEMÓRIA PARAISENSE
No dia 18 de fevereiro de 2002 falece Dr. Urias Soares de Moraes. Natural de Monte Santo de Minas (1906), aos 23 anos formou-se na Faculdade de Medicina da Praia Vermelha, Rio de Janeiro. Iniciou carreira médica em Capitólio para depois transferir-se para São Sebastião do Paraíso onde se casou com Consuelo Grau. Notável médico, sócio da Casa de Saúde, foi escritor, poeta, membro fundador da Academia Paraisense de Cultura, deixando inestimável legado. (Do livro Efemérides Paraisenses)