CURSO CAFÉS

Senar oferece curso de Classificação e Degustação de Cafés em Paraíso

Treinamento é oferecido gratuitamente para produtores rurais, familiares e pessoas ligadas à atividade rural. Aulas acontecem entre os dias 11 e 15 de março na Expar
Por: Ralph Diniz | Categoria: Agricultura | 02-03-2024 08:01 | 887
Foto: Reprodução Rede Sociais/Comexim

O Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), em Parceria com o Sindicato Rural de São Sebastião do Paraíso, oferece neste mês o curso de Classificação e Degustação de Cafés para produtores rurais, familiares e pessoas ligadas à atividade. As aulas são gratuitas e acontecem entre os dias 11 e 15 de março.

Durante o curso, os alunos terão aulas práticas e teóricas sobre o mundo do café, desde o seu surgimento, passando pelo mercado, ondas de evolução do consumo, classificação do café verde, torra, habilidades sensoriais necessárias para a prova e degustação de amostras de cafés especiais de diferentes métodos de produção, de altitudes, regiões e pontuações variados.

De acordo com Ricardo Luiz Ferreira, agente de desenvolvimento rural do sindicato, explica que a finalidade do treinamento é dar um maior embasamento para produtores rurais e seus familiares envolvidos na produção de café, como também aos profissionais da área que estão ingressando no mercado.

Segundo o agente, o classificador e degustador é um profissional que atua no dia a dia de cooperativas e associações para avaliação de cafés tipo commodity, ou seja, cafés comercializados em volume e cuja precificação é definida em bolsas de valores. “O objetivo da classificação e degustação é descrever os atributos físicos e sensoriais de cada café. São apresentados os possíveis defeitos encontrados nos grãos, categorização por tipo, materiais e equipamentos utilizados, cálculos da quantidade de xícaras por lote, características sensoriais para definição de qualidade de bebida e os procedimentos que auxiliarão o classificador e degustador a atingir os bons resultados em seu trabalho”, completa.

Os interessados em participar do curso de Classificação e Degustação de Cafés em São Sebastião do Paraíso devem entrar em contato com o Sindicato Rural, situado no Parque de Exposições João Bernardes Pinto Sobrinho (Expar), ou pelo telefone (35) 98429-8207. O curso tem 40 horas de duração, com início às 8h e término às 17h. Caso não haja alunos suficientes para fechar a turma, o curso pode ser adiado.

O SENAR
O Senar Minas é uma entidade privada, mantida pela classe produtora, que promove cursos e programas para a população rural. Suas frentes de atuação visam o benefício da família do campo na formação profissional rural e na promoção social. O Senar ainda oferece assistência técnica, gerencial e ensino a distância e faz parte do sistema Faemg.