EMPRESÁRIOS

2º MEETUP ACISSP/UFLA é realizado e reúne empresários da cidade

O evento foi o primeiro do ano de 2024 e tratou da importância da parceria entre as universidades e faculdades com os empreendedores como meio de promoção do desenvolvimento local.
Por: . | Categoria: Comércio | 16-03-2024 04:00 | 606
Foto: Divulgação

A ACISSP (Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso) e a UFLA (Universidade Federal de Lavras), Campus de Paraíso, realizaram na quarta-feira, 13, a segunda edição do Meetup ACISSP/UFLA Paraíso.

O evento aconteceu no campus da UFLA em Paraíso. Participaram diretores e conselheiros da ACISSP, alunos e professores da universidade, além de diversos empresários locais.

O encontro serviu para que os empreendedores de Paraíso pudessem conhecer as instalações do campus da UFLA na cidade, estrutura de prédios e condições do local, além de ter acesso às formas de parcerias e possibilidades de desenvolvimento de projetos e produtos com o apoio da universidade.

O Meetup começou com as boas-vindas do diretor da UFLA em Paraíso, professor Fernando Ferrari. Na sequência o presidente da ACISSP, Dr. Matheus Colombaroli destacou a importância e o objetivo do evento. “Nosso intuito é a aproximação da comunidade e, no caso da ACISSP com os empresários locais, da Universidade de Lavras aqui em Paraíso. As oportunidades e possibilidades de desenvolvimento local abertas com a UFLA em nossa cidade são imensas, por isso o nosso compromisso é de apoio e promoção da instituição”, citou Colombaroli.

Em seguida foi realizada a primeira palestra da noite com o tema: “Processo de parceria com as Universidades: Por quê? Pra quê? Como?”, proferida pelo professor Leonilson Kiyoshi, diretor do Núcleo de Inovação e Tecnologia do Campus da UFLA em Paraíso. Foram apresentadas, em sua explanação, as possibilidades de parceria dos empresários locais com a universidade, os meios pelos quais as colaborações podem se concretizar e diversas aplicações de pesquisas, incluindo a unidade matriz da instituição, em Lavras.

“Gosto muito da proposta do MeetUp e achei o evento muito positivo. O alinhamento dos assuntos apresentados nas palestras, a presença de alunos e, especialmente, dos empresários. Estabelecemos novos contatos e pudemos apresentar a Universidade para as pessoas presentes”, avaliou o professor Leonilson.

Logo após foi ministrada a palestra: “Jornada para o sucesso: o papel vital da integração entre o meio acadêmico e o empreendedorismo”, pelo CEO da Up Vendas, Francisco Lúcio Rodrigues Silva. Em sua apresentação ele mostrou a importância da promoção de conhecimento e de sua difusão no meio empreendedor, mostrando como a sua empresa escalou no mercado de startups e alcançou reconhecimento e premiação pelas medidas inovadoras implantadas.

“Fui professor universitário por 16 anos e levei a vivência acadêmica para o desenvolvimento de minhas empresas. Contratei para meus empreendimentos professores e trouxe universitários para compor nosso time. O resultado foi o melhor possível e essa difusão de conhecimento feito através deste evento possibilita que novas parcerias surjam e fomentem nossa cidade e alcance a região”, analisou Francisco.

Ao término das palestras, foi o momento do networking, com os presentes trocando informações, estabelecendo contatos e experiências entre os participantes.

“A ACISSP é parceira da UFLA desde o momento de sua instalação na cidade. Mais uma vez conseguimos reunir empresários locais para conhecer a estrutura da universidade em Paraíso e seus projetos de desenvolvimento e promoção do conhecimento em nossa comunidade. Fiquei satisfeito com a presença de nossos associados e acredito que estamos no caminho certo do estabelecimento de colaboração entre essa instituição de ensino e os empresários locais”, comemorou o presidente da ACISSP, Dr. Matheus Colombaroli.

O próximo MeetUp está marcado para o mês de maio. A data e o tema do próximo encontro serão definidos em breve.

Novas Parcerias
A ACISSP e a UFLA já trabalham para a implantação de mais um projeto. A “UAL Tech”, que além das duas instituições conta com a participação da Libertas – Faculdades Integradas. Trata-se de um programa de capacitação de profissionais e formação de estudantes de tecnologia.

Temas como inteligência artificial, conteinerização em nuvem, desenvolvimento web, IOT, dentre outros serão trabalhados e em cursos, minicursos e workshops para capacitar e formar os profissionais e estudantes da área para a formação de mão de obra cada vez mais especializada.

As datas dos cursos serão divulgadas em breve. 

Meetup
Meetup (significa encontro) é uma expressão em inglês, bastante utilizada no meio do empreendedorismo e de difusão de tecnologias. O objetivo é que, desde a escolha do nome, os participantes comecem a se familiarizar com os termos utilizados nesse ambiente de startups(Assessoria de Imprensa ACISSP/CDL)