COLUNA MG

Rede de Notícias do Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br
Por: Redação | Categoria: Cidades | 23-03-2024 00:07 | 61
Foto: Arquivo

Poluição do ar em Timóteo é alta
O município de Timóteo tem índice de material particulado no ar, equivalente a 10,1 e excede de 2 a 3 vezes o parâmetro da Organização Mundial da Saúde (OMS). O número coloca o município do Vale do Aço entre um dos mais poluídos no Brasil, numa lista que tem predominantemente municípios do estado de São Paulo, dentre eles, Guarulhos e Cubatão. Coincidentemente, o estudo é divulgado na semana em que o município de Timóteo teve derrubado um veto governamental a uma proposta de manejo na Apa Serra do Timóteo, para liberar a ocupação urbana (loteamentos) em uma área de preservação. (Diário do Aço – Ipatinga) https://www.diariodoaco.com.br/noticia/0114326-timoteo-e-uma-das-cidades-com-o-ar-mais-poluido-no-brasil-aponta-relatorio-da-world-air-quality

Combate à extração ilegal em serra
A Prefeitura de Sete Lagoas, em parceria com a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal, está intensificando o patrulhamento ostensivo na Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra Santa Helena para combater a extração ilegal de cristal de quartzo, um crime ambiental comum na região que ameaça a unidade de conservação. O patrulhamento especial visa vistoriar áreas onde as ocorrências são frequentes e identificar rotas utilizadas pelos infratores. A extração irregular de cristal de quartzo não é permitida na APA, e a fiscalização é realizada diuturnamente para monitorar e impedir essa atividade prejudicial, que polui nascentes e degrada o relevo natural. (Diário de Sete Lagoas) https://diariosetelagoas.com.br/guarda-municipal-pm-e-meio-ambiente-combatem-a-extracao-de-cristal-na-apa-da-serra-de-santa-helena/)

DMAE realiza ação de preservação
O Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) está promovendo uma ação educativa neste Dia Mundial da Água, na área central de Poços de Caldas, visando conscientizar a população sobre o uso racional desse recurso. Essa ação faz parte dos esforços contínuos do DMAE para garantir a sustentabilidade e preservação dos recursos hídricos, operando três estações de tratamento de água e gerenciando três estações de tratamento de esgoto. A autarquia investe em novas tecnologias e na educação ambiental, demonstrando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente. (Portal Poços.com) https://pocoscom.com/dia-mundial-da-agua-dmae-realiza-acao-de-conscientizacao-e-preservacao/)

Mulheres são maioria na agricultura
O papel das mulheres na agricultura urbana de Belo Horizonte é destaque, representando mais de 60% na produção de alimentos. Elas desempenham papéis operacionais e de gestão, contribuindo para a geração de renda e autonomia financeira, além de fornecerem alimentos saudáveis para suas famílias e comunidades. A subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional enfatiza a importância da política municipal de apoio à agricultura urbana e à agroecologia para o protagonismo feminino na segurança alimentar. (Balcão News – Belo Horizonte) https://balcaonews.com.br/2024/03/21/mulheres-sao-maioria-na-agricultura-urbana/)

Casa de Apoio é reconhecida
Mariana aprovou o Projeto de Lei que confere o título de utilidade pública municipal à Casa de Apoio “Mãos que Semeiam”, vinculada à Igreja Palavras de Vida Eterna. Liderada pelo Pastor Willian Costa, a instituição se destaca na reabilitação de dependentes químicos e moradores de rua, oferecendo apoio voluntário. A Casa de Apoio já acolheu cerca de 35 pessoas, com 15 alcançando recuperação. A aprovação representa um reconhecimento importante e reafirma o compromisso da instituição em fornecer assistência e esperança àqueles que enfrentam a dependência. (Jornal Ponto Final – Mariana) https://jornalpontofinal.com.br/2024/03/21/casa-de-apoio-maos-que-semeiam-e-reconhecida-como-utilidade-publica-municipal/)

Música para Todos em Bom Despacho
A Prefeitura de Bom Despacho lançou o projeto “Música Para Todos”, visando integrar artistas locais em eventos municipais e fortalecer o cenário cultural da cidade. As inscrições para músicos e bandas estão abertas até 10 de abril, com 17 vagas disponíveis. Os selecionados terão a oportunidade de se apresentar e receberão remuneração. As vagas são distribuídas entre diferentes gêneros musicais, como sertanejo, MPB e pagode, contemplando o talento local e oferecendo entretenimento de qualidade à população. (Portal Gerais – Divinópolis) https://portalgerais.com/musica-para-todos-bom-despacho-abre-portas-para-talentos-locais/)

Space Day em Governador Valadares
O Space Day, um evento global, acontecerá neste sábado (23) no Polo de Transformação Digital, em Governador Valadares. A proposta é proporcionar experiências espaciais por meio de tecnologia e educação. Haverá um bate-papo com especialistas, uma miniexposição de artefatos espaciais e espaços interativos com atividades lúdicas, incluindo equipamentos de realidade virtual e aumentada, voltados para estudantes do ensino fundamental. Durante o evento, duas bolsas de estudos “International Journey” serão oferecidas a estudantes da rede municipal de educação, proporcionando uma viagem a um dos maiores centros de pesquisa da NASA nos Estados Unidos. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares) https://drd.com.br/space-day-evento-educativo-mostra-experiencias-espaciais-atraves-de-tecnologia/)

Sabará receberá a exposição fotográfica
O Grupo de Teatro Cena Aberta está celebrando 40 anos de existência com a Exposição “40 Anos do Grupo de Teatro Cena Aberta”, apoiada pela Prefeitura de Sabará. A exposição acontecerá de 22 a 31 de março, no Solar do Padre Correia, com entrada gratuita. Ao longo dessas quatro décadas, o grupo tem se destacado no cenário artístico e cultural de Sabará, apresentando uma variedade de peças que emocionam e provocam reflexão. Um dos destaques é a dramatização da vida de Jesus Cristo no espetáculo “Cenas da Paixão”, mostrando o compromisso do Cena Aberta com a mensagem de amor e respeito ao próximo. (Folha de Sabará ) https://folhadesabara.com.br/noticia/31454/solar-do-padre-correia-em-sabara-recebera-a-exposicao-fotografica-l40-anos-do-grupo-de-teatro-cena-abertar)