CURTAS EDIÇÃO 2803

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 03-04-2024 09:15 | 137
Foto: Arquivo

Nem aí !
O tema tem sido debatido seguidas vezes na Câmara Municipal de Paraíso, mas não tem sensibilizado órgãos fiscalizadores de trânsito. Motociclistas continuam desafiando leis de trânsito e de segurança pública, empinando motos em vias de grande movimento, conforme flagrado noite dessas pelo vereador Toninho Picirilo, na avenida Monsenhor Mancini, bem em frente a Arena Olímpica João Mambrini, sede da Guarda Civil Municipal, encarregada de fiscalizar o trânsito paraisense.

Iluminação pública
Na edição de sábado o Jornal do Sudoeste publicou artigo autoria de Sebastião Tadeu Ribeiro onde aponta a necessidade de pelo menos três postes de iluminação elétrica na Avenida Florentino Cândido de Rezende, no Jardim Alvorada, devido a escuridão que lá campeia. Em redes digitais, leitores se manifestaram, apontando que na avenida Deputado Delson Scarano (é estreita, mas consta como avenida), a iluminação de igual maneira é precária. E que a avenida Mario Giacchero e ruas adjacentes, recentemente asfaltadas, não foram iluminadas.

Fogo no lixo
Na manhã de ontem o 2.º Pelotão do Corpo de Bombeiros em São Sebastião do Paraíso foi acionado pelo 193 com pedido de socorro, dando conta que fumaça preta saía de uma edificação industrial, enquanto funcionários estavam sendo evacuados. Na verdade, ocorreu foi incêndio em amontoado de lixos, fogo colocado por algum gajo, em um local ao lado da indústria, coincidindo com o horário de almoço dos funcionários, quando muitos saíram juntos. Quando Bombeiros chegaram ao local, o caboclo que riscou o fósforo já estava pra lá de Bagdá. Felizmente, ninguém se feriu.

Prazo final
Sexta-feira, dia 5, é o prazo final, encerramento da chamada “janela partidária”, ou seja, prazo permitido para que políticos possam mudar de siglas partidárias com possibilidade de concorrerem às eleições em outubro deste ano. O período se iniciou em 7 de março, intervalo em que candidatos a cargos de prefeito e vereadores têm oportunidade de se desligarem de seus partidos e migrarem para outros, ou seja, seis meses antes das eleições, conforme prevê a Lei Eleitoral. Conforme apurado pelo “JS” a “dança das cadeiras “ deve ocorrer em relação a vereadores à Câmara de Paraíso.

Refis ICMS
Empresas com dívidas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) poderão negociar os débitos junto à Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG) em condições especiais. Com prazo de adesão entre 1/4 e 21/6, o programa de regularização de débitos tributários, intitulado Refis ICMS MG 2024, foi publicado na última quarta-feira (27/3) pelo Governo de Minas, no Diário Oficial do Estado. O Refis prevê o pagamento das dívidas com reduções de multas e juros que variam de 30% para pagamento em 120 parcelas a 90%, no caso de quitação à vista.

Aprovado
A Comissão de Segurança Pública do Senado aprovou projeto que determina que aplicação de multa em dobro para agentes públicos condenados por peculato, corrupção passiva ou concussão. A penalidade deverá ser o dobro do desvio ou da vantagem indevida. A legislação atual prevê que as multas devem ser calculadas pelo juiz. De acordo com a relatora, senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), estão limitadas a R$ 7,1 milhões, o que seria insuficiente para coibir o crime, conforme a parlamentar.

Algo mais?
O projeto segue para a Comissão de Constituição e Justiça. Passando por ela e mesmo que venha a ser aprovado em plenário pelo Senado, poderá ser mais uma lei para não ser cumprida. Tome-se por base que o ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, condenado a mais de 400 anos ficou preso de novembro de 2016 a dezembro de 2022, quando obteve o “direito de prisão domiciliar”. Precisa dizer algo mais?

MEMÓRIA PARAISENSE
Em 3 de abril de 1912, exatos 112 anos, nascia Monsenhor Gerardo Naves (faleceu em 1985). Ilustre paraisense, filho de Maria Cândida do Nascimento Naves (Dona Dindinha) e Joaquim Bernardes Naves, Estudava no Grupo Escolar Campos do Amaral quando recebeu orientação espiritual de Monsenhor Phelippe que identificou nele, sinais precoces de possível vocação sacerdotal. Iniciou estudos secundários em Guaxupé e fez curso preparatório no Seminário Diocesano. Cursou Teologia no Seminário Provincial de Belo Horizonte. Ordenado em 1935 na Matriz de São Sebastião. Exerceu sacerdócio em diversas paróquias. Músico brilhante, compositor, teatrólogo, diretor cultural de rádio e maestro de coral. (Extraído de Efemérides Paraisenses)