CURTAS EDIÇÃO 2804

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 06-04-2024 04:29 | 316
Foto: Arquivo

Pombos
Depois de muita peleja por parte de usuários, pessoas que vivenciam o dia a dia e até de quem eventualmente utiliza o Terminal Rodoviário Angelo Scavazza, a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso iniciou a colocação de telas de contenção na estrutura metálica naquele local, na busca de conter a proliferação de pombos, de vez que nas fezes das simpáticas aves pode haver fungos que podem transmitir doença grave, sendo inalados por humanos. O prazo previsto para conclusão do serviço, são sessenta dias. 

Rebocados
Problema relacionado às fezes de aves também existem noutros locais da cidade, um deles na área central, rua Dr. Placidino Brigagão, quase na confluência com a rua Soares Neto. Quem desavisadamente estaciona veículo debaixo de uma árvore naquelas imediações, é sério candidato a ter o mesmo rebocado. 

“Janela Partidária”
Terminou ontem, sexta-feira (5) a chamada “janela partidária”, que durou um mês, ou seja, período em que prefeitos, vices, e vereadores poderiam trocar de partido sem nenhum empecilho para disputarem as eleições de outubro deste ano. Em Paraíso, o prefeito Marcelo Morais migrou do PSC para o PSD. Dos 10 vereadores, apenas Lisandro Monteiro não mudou de partido, continua “firme no cutiano”, no Solidariedade. 

Mudaram de partidos
Toninho Picirilo trocou o União Brasil pelo Republicanos, o presidente da Câmara, José Luiz das Graças estava no Republicanos, foi para o PSD, partido que também recebeu Marcos Antônio Vitorino (Marcão) que estava no PSC. Juliano Reis (Biju) e Luiz Benedito de Paula deixaram o PP. Biju filou-se ao NOVO, e Luiz de Paula no Republicanos. Maria Aparecida Cerize (Cidinha) era filiada no PSDB e Vinício Scarano Pedroso ao Cidadania, ambos vão reforçar fileiras no NOVO. Pedro Delfante deixou o PL e assinou ficha partidária com o Solidariedade. Sérgio Aparecido Gomes deixou o PSD pelo União Brasil.

“Hora do Silêncio”
De autoria do vereador Pedro Delfante, está em pauta para iniciar o trâmite na Câmara projeto de lei que institui “A Hora do Silêncio” em parques de diversões, para atendimento de pessoas com transtorno do espectro autista, no município paraisense. “Visa estabelecer benefícios para pessoas com espectro autista em eventos realizados ou autorizados pelo município, que incluam parques de diversões”. O propósito, segundo o autor, “é priorizar a inclusão desse público, especialmente crianças com “TEA”, proporcionando-lhes momentos de diversão sem lhes causar desconforto”.

Excelência da UFLA
A excelência da Universidade Federal de Lavras (UFLA) é, mais uma vez, reconhecida pelo resultado alcançado no Índice Geral de Cursos (IGC), publicado em 2/4 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, do Ministério da Educação (Inep/MEC). A Instituição recebeu o conceito máximo (5), desempenho que se repete há 15 edições da avaliação, desde 2008. Na classificação, a UFLA é a 10ª melhor universidade federal do País, a 13ª entre as universidades públicas e a 3ª de Minas Gerais.

Justa homenagem
Autoria do presidente da Câmara, José Luiz das Graças, está em pauta para primeira votação, e possivelmente será pedido dispensa de interstício para ser apreciado também em segunda votação, projeto de lei que denomina a quadra poliesportiva (quadra AISP – Área Integrada de Segurança Pública, na avenida Brasil, no bairro São Judas, projeto que denomina aquele espaço de Quadra Esportiva Radialista Ronaldo Falladaise. Justa homenagem ao comunicador que marcou época por sua atuação destacada em emissoras de rádio e tevê, em Paraíso, e outras localidades.

MEMÓRIA PARAISENSE
Há onze anos (6 de abril de 2013), surge a Associação Feira da Estação a partir de semente plantada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário – Sedeagro, em conjunto com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e também por feirantes e produtores. O primeiro presidente foi Luiz Moreira. A feira acontece aos sábados na Praça Olegário Maciel, em frente à antiga Estação Mogiana. Foi também realizada por vários anos na Vila Formosa, atualmente é no San Genaro, aos domingos. (Do livro Efemérides Paraisenses)