INVESTIGADORES

Falta de investigadores dificulta trabalho da Polícia Civil

Com apenas 21 agentes para cinco cidades, a eficácia na resolução de crimes fica comprometida; situação pode piorar com possível transferência de agente
Por: Ralph Diniz | Categoria: Polícia | 18-04-2024 18:51 | 1310
Foto: Arquivo

A carência de investigadores da Polícia Civil em São Sebastião do Paraíso e nos demais municípios atendidos pela 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil está comprometendo o trabalho dos agentes de segurança pública. Apesar do anúncio de um novo concurso público, a medida do governo de Minas Gerais parece insuficiente para suprir tais necessidades e a população tem cobrado medidas efetivas para reforçar a segurança na região.

A 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil conta atualmente com 21 investigadores, distribuídos em quatros dos cinco municípios atendidos pela corporação. Itamogi conta com três agentes, Monte Santo de Minas e São Tomás de Aquino possuem um investigador cada e Paraiso, maior cidade da microrregião, tem 16 policiais investigadores, sendo cinco destinados aos plantões, um para o atendimento ao público na Unidade de Atendimento Integrado (UAI), além de um inspetor e um subinspetor, fazendo com que a Polícia Civil tenha apenas oito homens para o trabalho de investigação de crimes no município – o que é considerado um número baixo, visto o número de habitantes que possui Paraíso.

Inclusive, há quem diga que esse seja um dos fatores que dificulte a solução de alguns crimes na cidade, principalmente que envolvem furtos em residências, comércios e na zona rural, apesar do trabalho redobrado dos delegados e dos demais agentes da Polícia Civil.

Segundo informações obtidas pelo Jornal do Sudoeste, a situação pode ficar ainda mais complicada, uma vez que Jacuí não conta com nenhum investigador no momento e um deputado federal da região estaria se mobilizando junto à chefia da Polícia Civil de Minas Gerais, que teria indicado que poderia remanejar um dos investigadores de Paraíso para a cidade vizinha.

Também segundo apurações da reportagem, delegacias como Delegacia Rural e Contra Roubo de Cargas e a da Mulher, que poderiam contribuir para garantir a segurança desses dois segmentos da população, ao que parece, não têm apresentado o resultado esperado. Populares de diversas comunidades rurais de Paraíso e de cidades procuraram o “JS” nos últimos meses para relatar que furtos e roubos em suas propriedades não foram solucionados. “Quando os políticos anunciaram que uma delegacia especializada em crimes na zona rural seria inaugurada, nós ficamos cheios de esperança, acreditando que a situação iria melhorar. Mas, dois anos depois, pouca coisa mudou e nós continuamos ameaçados. A gente sabe que a culpa não é de quem está nas ruas, fazendo seu trabalho, mas sim de quem tem a caneta na mão”, diz um cidadão que prefere manter seu nome no anonimato.

Além disso, a sessão da Câmara recente, a vereadora Maria Aparecida Cerize usou o plenário para solicitar que as autoridades locais se reúnam para tratar da expansão da Delegacia da Mulher no município, inclusive destinando servidores e local próprio para o atendimento às vítimas de violência. Até o momento, não houve mais nenhuma movimentação nesse sentido.

No final do ano passado, o Governo de Minas Gerais, por meio do Comitê de Orçamento e Finanças (Confin), autorizou a abertura de novo concurso público da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) para o provimento de 255 vagas. Serão 54 vagas para delegado de polícia, 165 para investigador de polícia, 26 para perito criminal e dez para médico-legista. 

A previsão é que o edital do concurso seja publicado no primeiro semestre de 2024. Contudo, acredita-se que o número de vagas não será suficiente para atender as demandas das delegacias de todo o Estado.

ARANTES CONVERSA COM O GOVERNO
Diante dos fatos e das reclamações da população, a reportagem do Jornal do Sudoeste entrou em contato com o deputado estadual Antônio Carlos Arantes, um dos aliados do govenador Romeu Zema. Por intermédio de sua assessoria, Arantes diz que tem conversado com o Zema e, também, com o comando das polícias, tanto Civil quanto Militar, para ampliação do efetivo nos municípios, incluindo Paraíso e região. Além disso, o deputado declara que está destinando armamentos, equipamentos e veículos para as forças de segurança.

Inclusive, nesta semana, Arantes anunciou que, por meio de emenda parlamentar, destinou uma viatura à 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil. O veículo, um Renault Duster caracterizado com cela, foi entregue ontem (15) durante um evento na Cidade Administrativa e será destinado à 4.ª Delegacia de Polícia Civil de São Sebastião do Paraíso.