Maycon Vinícius Alves Barreto, 17 anos, jovem estudante que reside em São Sebastião do Paraíso, alcançou um feito notável ao conquistar medalha de bronze na Olimpíada de Ciências Naturais, nos Estados Unidos. Aluno do 3.º ano na Escola Estadual Clóvis Salgado, foi o único estudante de escola pública de Minas Gerais a participar do evento, realizado em Houston, no Texas.
A competição que visa desenvolver o pensamento crítico e habilidades de resolução de problemas em ciências naturais contou com a participação de estudantes de diversos países. Maycon contou com o apoio do governo do Estado de Minas Gerais.
A fase preliminar da competição correu online em outubro, e no dia 5 de janeiro Maycon participou da etapa final nos Estados Unidos, e retornou ao Brasil no dia 11.. Ele descreveu a experiência como um privilégio, destacando a importância de representar a Escola Clóvis Salgado, São Sebastião do Paraíso, o Brasil. As experiências vividas na competição, segundo ele, serão levadas para toda a vida.
Maycon participou de maneira exitosa em diversas olimpíadas científicas. Conquistou medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica em junho de 2024. Medalha de prata no Torneio Nacional de Física, menção honrosa na Olimpíada Brasileira de Geopolítica, medalha de prata na Olimpíada Internacional de Matemática da Tailândia.
A preparação para a Olimpíada de Ciências Naturais nos Estados Unidos, conforme enfatiza, foi desafiadora, devido à abrangência de conteúdos e à necessidade de conciliar os estudos. Maycon pretende continuar participando de olimpíadas científicas e almeja ingressar em uma universidade nos Estados Unidos “e conquistar o mundo”.
Eurípedes Barreto, emocionado compartilhou seus sentimentos sobre a conquista de seu filho Maycon, salientando que a vitória é resultado de muito esforço e dedicação. “Ele sempre foi muito dedicado e determinado a ir além. Essa conquista não é só dele, mas de todos que acreditaram no seu potencial”. Meire Barreto, irmã de Maycon complementa que ele sempre foi perseverante, tanto é que tem diversas medalhas sobre diferentes assuntos. Fico feliz com essa vontade dele de querer ser diferente, não melhor, mas diferente, de buscar pelo estudo a possibilidade de vencer na vida”.
Maycon concluiu o 3.º ano na Clóvis Salgado e foi aprovado na Unesp, em São Paulo. Ao concluir ele fez agradecimentos ao governador Romeu Zema, ao deputado estadual Antonio Carlos Arantes, à Superintendência Regional de Ensino em São Sebastião do Paraíso, à assessora Paula Dias e ao diretor da Escola Estadual Clóvis Salgado, professor João Pedro Menezes.