ELEIÇÕES 2024

Prazo para tirar título no Cartório Eleitoral vai até 8 de maio

Com possível aumento na demanda, cartório da 260ª Zona Eleitoral de Paraíso já atende em horário especial durante toda a semana
Por: Renato Zupo | Categoria: Justiça | 24-04-2024 17:05 | 1006
Foto: Arquivo

Quem deseja votar nas eleições municipais 2024 tem até o dia 8 de maio para se dirigir a um cartório eleitoral mais próximo de sua residência e tirar o título de eleitor. Depois dessa data, o cadastro eleitoral estará fechado para novas inscrições, regularização do título, transferência de domicílio ou atualização de dados, entre outras ações, em virtude da preparação da logística de votação do pleito.

E para acolher a demanda que deve se intensificar durante os próximos dias, o Cartório da 260ª Zona Eleitoral de São Sebastião do Paraíso ampliou o seu horário de atendimento.

O local está de portas abertas ao público das 12h às 18h, de segunda à sexta-feira e, além disso, também já funciona aos sábados, domingos e feriados, sempre das 8h às 18h.

Danilo Borges, chefe do Cartório, explica que estão aptos para tirar o primeiro título de eleitor aqueles que completarão 16 anos até 6 de outubro, dia das eleições municipais. Para se alistar, é necessário um documento de identificação e um comprovante de residência. Já no caso de transferência de título de outra localidade para algum dos municípios da 260ª Zona Eleitoral (São Sebastião do Paraíso, Itamogi, Jacuí e São Tomás de Aquino), será preciso além do documento de identidade, um comprovante de residência no nome da própria pessoa. “Se estiver em nome de um terceiro, será preciso comprovar o vínculo com essa pessoa”, explica Borges.

O chefe do Cartório Eleitoral ainda esclarece que o sistema de biometria ainda não é obrigatório Tribunal Regional Eleitoral, portanto, os eleitores que já estão aptos a votar nas próximas eleições de outubro não precisam ir até o local para cadastrar suas impressões digitais. Apenas os novos eleitores deverão ser cadastrados agora.

Segundo dados do cartório, 73.382 pessoas estão aptas a votar para vereador e prefeito em outubro na 260ª Zona Eleitoral, sendo 51.634 em Paraíso, 9.323 em Itamogi, 6.458 em Jacuí e 5.967 em São Tomás de Aquino.