ELEIÇÕES 2024

Mônica Nazar Cerizza é pré-candidata a prefeita de São Tomás de Aquino

Por: Nelson Duarte | Categoria: Política | 18-05-2024 08:32 | 2466
O engenheiro agrônomo Wellington Lázaro Trevisan, (Queridim) e a professora Mônica Nazar Cerizza
O engenheiro agrônomo Wellington Lázaro Trevisan, (Queridim) e a professora Mônica Nazar Cerizza Foto: Nelson Duarte

O Partido Republicanos tem uma pré-candidata a prefeita em São Tomás de Aquino, a professora Mônica Nazar Cerizza. Formada em História pela Unesp e em Letras pela Unifran, foi diretora escolar por mais de quatro anos. Até março deste ano quando trouxe o Republicanos para São Tomás, não tinha sido filiada a nenhum partido, não obstante convites recebidos para se candidatar a cargos eletivos.

Mônica, filha de Ary Nazar e Dalva Macedo Vitoriano Nazar, é de uma família de sete irmãos, casada há 40 anos com Antônio de Pádua Cerizza, tem quatro filhos e dois netos. “Sempre apoiei aqui em São Tomás, candidatos pelo MDB. Sempre almejei me candidatar a prefeita de minha terra, mas devido às circunstâncias, em determinada época devido aos compromissos profissionais, estava trabalhando como professora, diretora, e em outra, porque tinha meus afazeres como dona de casa, e estava empenhada na criação de filhos. “Penso que chegou a hora de colocar meu nome para apreciação de meus conterrâneos”, disse.

“Sempre pensei em ser prefeita, o que pode ser feito. Quando externamos a intenção de ser candidata, algumas pessoas questionam “você vai entrar nisso”? Entendo que não se pode estigmatizar a política, porque como diria Rui Barbosa, tem politicalha, mas em todos os segmentos no mundo vai ter um lado negativo, mas o positivo também. Por isso não me incomodei com objeções e estou firme na minha pré-candidatura”, enfatiza Mônica.

Para filiar-se, Mônica afirma que quis “um partido com propostas diferentes, pesquisou e conversando com familiares”, optou pelo Republicanos. “Felizmente deu tudo certo, resolvemos a questão burocrática, conseguiu o CNPJ, registrar o partido e bastante filiados assim em poucos dias, já estamos com o quadro dos pré-candidatos a vereador, praticamente completo, o que me deixa satisfeita, e mostra que o partido tem um belo caminho para seguir em nosso município”.

Segundo Mônica, a receptividade à sua pré-candidatura tem sido muito boa, com pessoas se manifestando ao tomarem conhecimento. “Como em eleições anteriores meu nome era citado como candidata, tenho recebido telefonemas, perguntando se realmente sou desta vez”.

Sobre sua visão em termos de administração, ela aponta que, obviamente o chefe do Executivo municipal “tem que cuidar, com os setores que o serviço público oferece, mas nesse contexto há de se ter atenção especial àqueles que estiverem em vulnerabilidade social, mas não se expõem, meu objetivo é ampliar, ir além de cuidar da saúde, educação, do social, do agro, temos que ampliar o olhar, achar o que precisa ser mexido, sair do lugar comum”.

No tocante a composições partidárias, Mônica diz que estão abertas as conversações, na esfera política e outros segmentos que tenham afinidade com sua candidatura. Para compor a chapa, tem sido mencionado o nome do engenheiro agrônomo Wellington Lázaro Trevisan, popularmente conhecido como Queridim. “Ele faz parte de um grupo suprapartidário que tem me apoiado. Claro que poderá ser candidato a vice-prefeito, pessoa dinâmica, altruísta que se preocupa com o bem estar das pessoas, mas por hora isso ainda não foi definido. Estamos conversando, de portas abertas para composições com outros partidos”, salienta.

Ao Jornal do Sudoeste Queridim lembra o trabalho diferenciado que Mônica ateve como diretora escolar, onde implementou inovações, inclusive na parte social. “Há uns seis meses falei que ela lhe sugerindo e candidatasse a prefeita, e isso está acontecendo, e estou disposto a ajudar, independentemente de ser candidato a vice, vou apoiar de qualquer forma, na certeza que pode ser feito um trabalho muito bacana”.  Posso contribuir dentro de minha área de formação e conhecimento como agrônomo. Oitenta por cento da arrecadação do município aquinense é do agronegócio, e a gente vê que é necessário um olhar mais atento para implementar este setor, ressalta Queridim.

Ao postular sua candidatura, Mônica disse que ao longo dos anos pelas atividades exercidas ela se qualificou. Fui professora por trinta anos, diretora da escola eleita com expressivo número de votos, e na área social trabalhei por três anos como secretária Social, e adquiri muito conhecimento. Com a vivência me qualifiquei para essas áreas, enfatiza.

Mônica disse que tem o apoio do deputado Lafayette Andrada, segundo ela, “um expoente do partido Republicanos a quem agradeço muito pelo apoio pela atenção que está dispensando a mim e a todos aqui do partido. Quem me indicou para o deputado Lafayette foi o deputado Antônio Carlos Arantes que é meu amigo pessoal, um grande parceiro, muito atuante já fez muito por nossa cidade existem questões partidárias, mas eu estou certa de que ele continuará sendo parceiro trabalhando por são Tomás e continuará fazendo bem para o nosso povo”.