APOIO A ALUNOS COM TDAH

PL promove avanço no apoio a alunos com transtornos de aprendizagem Paraíso

Proposta de diagnóstico e acompanhamento integral para dislexia e TDAH deve dar entrada na Câmara na próxima semana
Por: Ralph Diniz | Categoria: Política | 01-06-2024 02:38 | 1053
Projeto prevê capacitação de profissionais da Educação para identificar transtornos de forma precoce em crianças
Projeto prevê capacitação de profissionais da Educação para identificar transtornos de forma precoce em crianças Foto: Divulgação

Deu entrada na Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso proposta voltada para o apoio a alunos com transtornos de aprendizagem. O Projeto de Lei nº 5636, de autoria do vereador Pedro Sergio Delfante, propõe a implementação de um programa abrangente para diagnóstico e acompanhamento de crianças com dislexia, TDAH e outros transtornos nas escolas no município.

O texto do projeto detalha várias medidas estruturadas para fornecer um apoio abrangente, tais como: a importância da detecção precoce de transtornos de aprendizagem nas escolas, através de avaliações regulares e observações em sala de aula, professores capacitados poderão identificar sinais iniciais de transtornos, garantindo intervenções oportunas; o encaminhamento para para avaliações profissionais que confirmem o diagnóstico e o apoio educacional e terapêutico, onde os alunos receberão auxílio contínuo dentro do ambiente escolar, incluindo adaptações pedagógicas específicas e assistência terapêutica, se necessária, através de parcerias com profissionais de saúde.

Além disso, o projeto também aborda a capacitação e atualização contínua do corpo docente e dos profissionais de educação, para que estejam sempre preparados para lidar com as diversas necessidades dos alunos e implementar estratégias de ensino eficazes.

Na justificativa do projeto, destaca a necessidade de medidas proativas para assegurar que os alunos com esses transtornos possam desenvolver plenamente suas habilidades e capacidades. Ele menciona a experiência bem-sucedida de São José do Rio Preto (SP), onde legislação similar já foi implementada e validada judicialmente, mostrando resultados positivos na educação e no bem-estar dos estudantes afetados.

"A experiência de São José do Rio Preto confirmou que a implementação de programas como este não apenas é viável, mas essencial para promover um ambiente educacional inclusivo e adaptativo", afirma. "Além de melhorar a qualidade de vida dos alunos, um programa assim também capacita os professores a contribuírem de maneira mais efetiva para o desenvolvimento de cada estudante, conclui o vereador".

Caso seja aprovado como objeto de deliberação, o projeto de lei será avaliado pela Comissão de Finanças, Justiça e Legislação da Câmara e, se receber parecer favorável, voltará ao plenário para ser votado pelos demais vereadores.