CURTAS EDIÇÃO 2820

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 01-06-2024 02:02 | 1586
Foto: Arquivo

Dever de casa
A Prefeitura de Paraíso não tem feito o dever de casa, quanto à manutenção de imóveis do município, sob sua responsabilidade. Há alguns que estão tomados por matos e entulho. Por exemplo, o que fica na avenida Delson Scarano, fundos da sede do Tiro de Guerra, onde tempos atrás foi área de treinamento de tiros. Mato que invade onde deveria haver uma calçada, e não há, se alastra em direção à pista de rolamento naquela via pública. Poucas vezes foi visto limpo.

Aprovado
A Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso aprovou projeto de lei autoria do vereador Marcos Antônio Vitorino, que dispõe sobre “a emissão de ruídos sonoros excessivos” produtos por escapamentos de veículos automo-tores. Foi encaminhado para sanção do prefeito Marcelo Morais, e a expectativa é que entre em vigor o quanto antes. O barulho provocado principalmente por motocicletas tem aumentado, a demonstrar que alguns motociclistas têm o prazer em desafiar autoridades, e infernizar a população. 

Abusos continuam
Independentemente de ser sancionada a lei, que será mais um instrumento para combater abusos, o que se observa é uma omissão de órgãos que deveriam fiscalizar. E os abusos são notados sem maior esforço por vias públicas por toda a cidade. Recentemente, em ofício à Câmara Municipal, a Polícia Militar informou que de janeiro a abril procedeu 250 operações de fiscalização de trânsito. Possivelmente proprietários de veículos foram autuados. Não foi suficiente para pôr fim aos abusos. 

Temperaturas
A madrugada de quinta-feira (30) em São Sebastião do Paraíso apresentou uma das temperaturas mais baixas no Estado de Minas Gerais. O mercúrio nos termômetros chegou a 4,4ºC. Na sexta-feira (31), o clima continuou frio. No município de Caldas (Sul do Estado), registrou-se 1,6ºC e foi apontado como a temperatura mais baixa do país. Em Maria da Fé, 2ºC, Bambuí 6,6ºC e Passos 7,6ºC.

Desleixo
Infelizmente, uma parcela da população anda descomprometida com bons hábitos. A proliferação de doenças que já se imagina extintas, é um reflexo do descompromisso, e de muito desleixo, quando se joga lixo pra todos os cantos. A proliferação de mosquitos que transmitem tantas doenças, encontra campo fértil, nesta falta de educação, e isso é constatado em São Sebastião do Paraíso, onde semanalmente se retira toneladas de lixo e entulhos por onde a equipe passa. A última chuva que ocorreu em Paraíso levou para a última lagoa no bairro San Genaro, sacolas plásticas,  garrafas, e outros materiais.

Folclore
São Tomás de Aquino promove o 33.º Encontro de Grupos Folclóricos, com apresentações neste sábado e também domingo. A programação inclui Folias de Santos Reis, Congado Aquinense e Visitantes. No sábado o evento terá início às 18 horas, domingo, logo de manhã, às 8 horas.

Imposto de Renda
Às 23h59 de ontem encerrou-se o prazo para entrega de Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). O contribuinte que não entregou poderá ter de lidar com problemas. A multa cobrada é de R$ 165,74 para quem não precisa pagar o imposto, mas pode variar entre 1% a 20% do valor devido por mês para quem tem valores a entregar para a Receita Federal. Se a pessoa não resolver o problema, pode ter até o CPF suspenso. 

MEMÓRIA PARAISENSE
No dia 2 de junho de 1979 foi fundado o Clube das Acácias Fraternidade Universal, composto por um grupo de senhoras, esposas de maçons da Loja Fraternidade Universal. A primeira presidente foi a Sra. Maria Campolongo Beluzzo (Dona Quinha). A Associação promove eventos beneficentes, ações entre amigos, campanhas solidárias, com objetivo de beneficiar entidades e famílias carentes em São Sebastião do Paraíso. (Extraído do Livro Efemérides Paraisenses).