AUMENTO DAS QUEIMADAS

Queimadas em Paraíso aumentam 167% no primeiro semestre

Devido ao tempo seco, Corpo de Bombeiros alerta para risco de incêndios em áreas urbanas e lavouras
Por: Ralph Diniz | Categoria: Cidades | 07-09-2024 08:08 | 238
Foto: Jornal do Sudoeste/VASCO

Um levantamento recente do 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros de São Sebastião do Paraíso revelou um aumento alarmante de 167,21% nos casos de queimadas em vegetação durante o primeiro semestre de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior. O número de focos de incêndio subiu de 61 para 163, representando 102 ocorrências a mais.

O comando dos Bombeiros de Paraíso destacou que o problema não se limita apenas às áreas de vegetação. “Temos registrado incêndios que se iniciaram em vegetação e acabaram atingindo depósitos de materiais recicláveis. Não foi uma ou duas ocorrências, são várias”, informou um porta-voz da corporação.

As autoridades apontam que a maioria dos incêndios florestais e em vegetação é causada pela ação humana, muitas vezes de forma intencional. “Temos registrado, principalmente às margens das rodovias, três ou quatro focos de incêndio simultaneamente na mesma via”, alertou o comando.

Diante dos registros de crimes ambientais, o Jornal do Sudoeste entrou em contato com a 2ª Delegacia Regional de Polícia Civil de São Sebastião do Paraíso que por meio de seu responsável, o delegado Tiago Bordini, informou que envia seus peritos técnicos para os locais de todos os incêndios onde há a suspeita de ação humana, contudo, até o momento, não houve a prisão de nenhum suspeito por atear fogo em vegetação no município.

Na quinta-feira, 5, a reportagem também fez contato com o comando do 43º Batalhão de Polícia Militar, a fim de saber quais ações têm sido realizadas pela corporação para tentar impedir que esses crimes continuem ocorrendo, bem como identificar e capturar esses criminosos. Os questionamentos foram encaminhados para a 95ª Companhia da PM, responsável pelo Batalhão, contudo, até o fechamento desta edição, as respostas não haviam sido enviadas.

O aumento das queimadas não é exclusividade de São Sebastião do Paraíso. Em todo o estado de Minas Gerais, houve um crescimento de 48,22% nos focos de incêndio, passando de 8.400 no primeiro semestre de 2023 para 12.451 no mesmo período de 2024. Isso representa um aumento de 4.051 focos em todo o estado.

Diante desse cenário preocupante, o 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros ressalta a importância da conscientização da população sobre os riscos das queimadas. Agricultores e proprietários de terrenos são orientados a adotar medidas preventivas e a evitar o uso do fogo como método de limpeza de áreas.

O Corpo de Bombeiros também solicita que a população denuncie imediatamente qualquer foco de incêndio observado, contribuindo assim para uma resposta mais rápida e eficaz no combate às chamas. Os números alarmantes tanto em São Sebastião do Paraíso quanto em Minas Gerais como um todo sublinham a urgência de ações preventivas e de combate às queimadas.

No final de semana entre os dias 23 e 25 de agosto, Paraíso enfrentou uma série de incêndios, com 54 focos registrados apenas no município. O Corpo de Bombeiros e a prefeitura trabalharam intensamente para controlar a situação, que afetou áreas rurais e urbanas, causando danos à vegetação, animais e estruturas. A população também enfrentou problemas de abastecimento de água devido ao aumento do consumo para limpeza da fuligem.