MELHORIAS

Picirilo cobra melhorias para o Morro do Baú

Falta de manutenção e ausência de eventos religiosos preocupam; prefeito fala em plano para pontos turísticos de Paraíso
Por: Ralph Diniz | Categoria: Política | 12-06-2024 09:41 | 669
Picirilo quer resgatar as tradições religiosas e turísiticas que o local teve no passado e pede apoio das autoridades
Picirilo quer resgatar as tradições religiosas e turísiticas que o local teve no passado e pede apoio das autoridades Foto: Arquivo

Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso, segunda-feira, 10, o vereador Antônio Picirilo levantou questão sobre o estado de conservação do Morro do Baú, um dos principais pontos turísticos da cidade. Segundo o vereador, o local, conhecido por abrigar a capela e o mirante do Cristo Redentor, encontra-se em estado de abandono, com estruturas essenciais comprometidas e falta de cuidado adequado.

“O Morro do Baú, onde é tão questionado hoje, está praticamente abandonado. A Capela está amarrada de arame, com entrada proibida, e o mirante do Cristo Redentor também sofre com o mato que cresce ao seu redor, criando riscos de incêndio,” detalhou Picirilo durante o seu pronunciamento no grande expediente.

O vereador ainda recordou da iniciativa do historiador e ex-prefeito Dr. Luiz Ferreira, que foi homenageado durante a sessão, e que colaborou no passado com melhorias, como calçar com pedras a estrada que dá acesso ao Morro do Baú. “Foi um trabalho paliativo que até hoje também não recebeu o tratamento devido,” ressaltou.

Picirilo ainda enfatizou a importância do local para a religiosidade e o turismo da cidade. Ele apontou a necessidade de um projeto que revitalizasse o ponto, tanto para as celebrações religiosas, que ocorrem especialmente durante a Semana Santa, quanto para garantir a segurança e o acesso dos visitantes. “Está sem roçar, sem preparar aquele caminho que pudesse chegar até as cruzes. É um lugar muito importante para nossa cultura e para o turismo de São Sebastião do Paraíso,” explicou.

Por fim, ele solicitou empenho das autoridades, especialmente da Secretaria Municipal de Cultura, para que seja elaborado um projeto que resgate a frequência e a admiração que o Morro do Baú já obteve no passado. “É preciso mover a gente, para que aquele lugar volte a ser um lugar turístico, um lugar onde as pessoas possam visitar e até fazer lá as suas orações,” concluiu o vereador, enfatizando a necessidade de ação conjunta para revitalizar o patrimônio da cidade.

Diante das ponderações de Picirilo, a reportagem do Jornal do Sudoeste entrou em contato com o prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais, que informou que a Prefeitura possui um plano de revitalização turística que contemplará o Morro do Baú. “Temos consciência de que o local precisa de manutenção mais frequente, contudo, também sabemos da quantidade de obras e de ações prioritárias que estamos realizando por todo o município. Já está na nossa programação uma revitalização lá, mas será feito dentro da nossa programação”, explica.

Ainda de acordo com Morais, o projeto ainda contemplará outros pontos turísticos de Paraíso, como os morros da Mesa e de Santa Terezinha. “Todos passarão por esse trabalho. O que o vereador pode, também, é ter a consciência de comunicar o Executivo caso tenha alguma ideia de revitalização desses locais, uma vez que estamos com esse plano de ação”, conclui o prefeito.