Chumbinho
O ex-vereador José Gomes (Chumbinho), que exerceu mandato na Câmara de São Sebastião do Paraíso no período de 2001 a 2004, faleceu segunda-feira (24), aos 86 anos. Chumbinho vinha enfrentando problemas de saúde há algum tempo. A Câmara emitiu nota de pesar pelo seu passamenhto.
Aposentadoria
A secretária-geral da Câmara de São Sebastião do Paraíso, Sirlane Aparecida Cruz Dizaró, após 37 anos de serviços prestados àquela Casa e coletividade paraisense, em ofício comunicou ter chegado “o momento de dar um passo adiante e iniciar uma nova etapa”, e requereu a aposentadoria. Vereadores destacaram sua eficiência e presteza no desempenho de suas funções.
Sessão solene
Após a sessão desta segunda-feira, 24, a Câmara entrará em recesso parlamentar para retornar em agosto. No entanto realiza nesta quinta-feira, 27, Sessão Sole de Outorga de Títulos Honoríficos (Cidadania Honorária e Títulos da Ordem do Mérito Municipal) a vinte e quatro homenageados.
Novela
A construção de uma unidade do SESC em São Sebastião do Paraíso, ganhou novo capítulo, e a novela vem se arrastando há mais de 20 anos quando as obras foram iniciadas em área doada no Jardim Mediterranée, e paralisadas depois de algum tempo. Houve acordo, e referida área foi cedida para a construção do campus da UFLA, tendo o SESC recebido imóvel na área central, onde por anos funcionou a Praça de Esportes Castelo Branco.
Divergência
Por mal dos pecados, após promulgação de lei municipal que autorizou a permuta, constatou-se através levantamento topográfico que havia significativa divergência na metragem real. Por conta da divergência e do necessário ajuste, segundo informações, área fisicamente existente menor que a registrada, foi preciso processo de retificação de registro, que dependeu da anuência e assinatura de proprietários de imóveis confrontantes, além de questões sobre viela de servidão. E a Prefeitura precisou pedir extensão do prazo para assinatura da escritura de doação ao SESC.
Barganha
No ano passado, a Câmara já havia aprovado projeto de lei que garantiu a retomada de parte do imóvel da Praça de Esportes Castelo Branco, onde está o campo de futebol. O retorno do estádio para o patrimônio do município faz parte de acordo firmado entre Prefeitura e SESC. A área devolvida foi em troca da prorrogação do prazo para finalização das obras do SESC até o ano de 2026.
Créditos suplementares
Em audiência pública, segunda, 24, a Câmara aprovou projetos de autoria do Executivo Municipal, autorizando abertura de créditos adicionais suplementares e especiais num total de R$ 3,88 milhões. Conforme justificativa, tais recursos estão disponíveis, mas não estavam previstos no orçamento. Vereadora Cidinha Cerize destacou que recursos serão destinados a instituições filantrópicas de grande relevância social na cidade.
Em análise
É de autoria do vereador Vinício Scarano, projeto de lei que institui a Declaração Municipal de Direitos de Liberdade Econômica no município paraisense. Visa desburocratizar o ambiente de negócios, especialmente para pequenos empresários e microempreendedores, regulamentando dispositivos de leis, federal e estadual de liberdade econômica. O projeto está em análise pelas comissões de Finanças, Justiça e Legislação, Agricultura, Indústria e Comércio.
MEMÓRIA PARAISENSE
A revista Cine Repórter, de São Paulo, noticiou em 26 de junho de 1954, portanto há setenta anos, a construção na Praça Comendador José Honório, de um prédio de três andares, no qual seriam instalados um luxuoso cine teatro na parte térrea, e nos andares superiores, moderno hotel. A construção estava orçada em cinco milhões de cruzeiros e contaria com apoio de um grupo de empresários e fazendeiros da cidade. (Extraído de Efemérides Paraisenses)