Furtos
Relatos postados em redes sociais e informações que chegaram à redação do Jornal do Sudoeste apontam o crescente número de furtos ocorridos entre a Vila Formosa e Jardim Ouro Verde, em São Sebastião do Paraíso. Roubaram inclusive um caminhão baú, na rua Evaristo Malagutti. Arrombaram o cadeado e levaram o veículo. “Sorte que dentro dele só havia um carrinho de bebê”. Imagens de um suspeito foi registrada por câmeras de segurança e postadas. Há também informação que algumas residências foram alvos de ladrões. “Todo dia um relato, uma imagem”.
Inseguros
Postagens repercutiram, e opiniões as mais diversas deixaram claro preocupação da população pela falta de segurança, e questionando a falta de efetivas ações por parte de órgãos de segurança, de modo colocar paradeiro neste estado de intranquilidade e prejuízo sofrido pelas pessoas.
Descriminalizou
O STF – Supremo Tribunal Federal – formou maioria e decidiu terça-feira dia 25, descriminalizar e liberar o porte de maconha para uso pessoal. Ministros fixaram o limite de 40 gramas. Acima de 40 gramas será entendido como tráfico. Observadores admitem que esta nova medida do STF poderá “beneficiar” o tráfico, antevendo que artimanhas serão usadas, aventando a possibilidade da utilização de menores de idade, como “aviõezinhos”.
Humanamente impossível
O juiz de direito, professor universitário, escritor, Renato Zupo em sua apreciada coluna ENTRETANTO, com que semanalmente brinda os leitores do Jornal do Sudoeste, opina que “a aferição de quem seria traficante ou não em um átimo, imediatamente, por policiais e ao longo de um flagrante geralmente tumultuado, é humanamente impossível à luz da nova legislação imposta pelos excelsos ministros. Nesta mesma linha de ideias, e conforme o ministro Alexandre de Moraes decidiu, bastaria a um traficante vender drogas em pequenas quantidades, inferiores ao indexado por este magistrado legislador, para que sua conduta fique impune”.
Absolvido
E por falar em justiça, a juíza de direito Édina Pinto, da comarca de São Sebastião do Paraíso decidiu pela absolvição do ex-vereador Ademir Alves Ross (Ademir Tomateiro), das acusações de corrupção passiva que pesavam contra ele. O processo judicial, se arrastava desde 2019, e a juíza concluiu que as provas apresentadas eram insuficientes para sustentar as acusações feitas pelo Ministério Público de Minas Gerais contra Ross.
Arquivado
O fato ocorreu em julho de 2019, quando a Câmara Municipal apreciava processo de cassação do então prefeito Walker Américo. Ademir foi acusado de solicitar vantagens, com a promessa de votar contra, em troca de benefícios financeiros. No entanto a juíza Édina Pinto relata que ao analisar as conversas entre Ademir Tomateiro e o prefeito Walkinho, sugeria que embora houvesse discussões sobre apoio político e projetos para Guardinha, não ficou claramente estabelecido que o vereador solicitou explicitamente dinheiro, em troca de seu voto. Segundo a juíza, nas gravações, em muitos momentos foi o prefeito quem comentou sobre a questão financeira, e não o vereador. Ademir foi absolvido e o caso arquivado.
Anotações
Registros policiais em São Sebastião do Paraíso têm recebido nos últimos anos anotações de desentendimentos que evoluíram para brigas, tentativas e homicídios consumados, além de outras tretas entre moradores em situação de rua. Somente neste junho que se finda, ocorreram pelo menos dois casos mais graves, o primeiro no dia 1.º, quando “dois amigos” depois de consumirem bebida alcoólica se estranharam por conta de suposto furto de alimentos na geladeira da casa onde estavam. Um jovem de 21 anos foi esfaqueado pelo “dono da casa”, um homem de 39 anos.
Recorrentes
Na noite da última quarta-feira, dia 25, dois homens, também em situação de rua acabaram esfaqueados nas proximidades da Casa da Cultura, antiga estação Mogiana. O enguiço teria sido por conta de um aparelho celular. Segundo o Corpo de Bombeiros a vítima levou seis facadas, e um homem que “entrou na briga” para defende-lo, acabou sendo atingido. Casos semelhantes têm sido recorrentes.
De saída?
Informações vindas de dentro da Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião do Paraíso dão conta que o provedor Fernando Alvarenga teria comunicado sua saída da instituição a médicos, funcionários e membros irmandade. O mandato de Alvarenga terminaria em dezembro, contudo, ele adiantou as eleições para a nova provedoria para julho.
Substituto
Com a provável saída de Fernando Alvarenga, especula-se que o médico e atual diretor técnico da Santa Casa, Clécio Pimenta, seria um dos nomes cotados nos bastidores para assumir a gestão do hospital que, conforme noticiado pelo Jornal do Sudoeste nas últimas semanas, enfrenta uma crise financeira, com dívidas e atraso de salários de funcionários e médicos.
MEMÓRIA PARAISENSE
Em 28 de junho de 1980 toma posse como 16.º pároco na Matriz de São Sebastião, monsenhor Hilário Pardini, solenidade presidida pelo bispo Dom José Alberto de Castro Pinto. Construiu o Edifício São Sebastião e municipalizou a Escola Técnica de Comércio São Sebastião. Recebeu o título de Cidadão Honorário Paraisense. Faleceu aos 102 anos em 13 de abril de 2020.