AO MESTRE COM CARINHO

Professor José Carlos Miranda se aposenta depois de mais de 30 anos de atividades

SEMPRE-SUDOESTE/MG @ IN–FORMAÇÃO
Por: . | Categoria: Cidades | 20-07-2024 03:57 | 1858
Foto: Divulgação

O professor José Carlos Miranda, 66 anos, concluiu no dia 8 de julho, mais uma etapa de sua vitoriosa jornada, quando foi anunciada a sua aposentadoria. Por mais de 30 anos ele atuou no Magistério tendo passado por várias escolas em São Sebastião do Paraíso e ajudado na formação de incontáveis alunos.

Paraisense, filho de José Domingos Miranda e Dulce Oliveira Miranda,(in memoriam), José Carlos, antes de se tornar professor trabalhou como auxiliar de escritório na empresa Solorrico que foi incorporada pela Cargil. A empresa funcionava em anexo a Estação Mogiana, antes do prédio se tornar a Casa da Cultura. Estudou na E.M. Campos do Amaral e depois no Colégio Paula Frassinetti quando integrou a primeira turma mista.

Além do Magistério é formado na Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG/Passos) no curso de Ciências Sociais, obtendo licenciatura plena para o 1º e 2º grau em Geografia e Sociologia; e História (1º grau). José Carlos também é pós-graduado pela Faculdade Calafiori, em Gestão, Supervisão, Inspeção e Orientação.

Como servidor público o professor iniciou sua carreira na E.E. Clóvis Salgado e depois lecionou na E.E. Benedito Ferreira Calafiori. "Depois fui convidado pelo Coronel Walter Albano Fressatti e a professora Eveli Mambrini, para atuar na Escola Técnica de Comércio São Sebastião, onde atuei de 1990 até 1998, quando o Governo Municipal da época resolveu fechar o estabelecimento". Posteriormente, já em outra administração foi novamente convidado a lecionar no Projeto Acertando o Passo, que hoje se tornou a Escola de Jovens e Adultos (EJA). Ele trabalhou nas escolas Campos do Amaral, Francisco Daniel (Guardinha) e na E.M. Napoleão Volpe. Nos últimos anos lecionou na E.M. Ibrantina Amaral, E.M. Roque Scarano e na E.M. Termópolis.

Orgulho do educador é ver seus educandos prosperando na vida e José Carlos conta que muitos de seus alunos prosperaram se tornando profissionais liberais e exercendo as mais diversas atividades. "Muitos estão no comércio, são dentistas, advogados e médico" exemplifica. Entre eles o prefeito Marcelo Morais, foi um de seus alunos na E.M. Campos do Amaral. Também nesta mesma escola que José Carlos fez homenagem ao estabelecimento ao completar 107 anos e ser revitalizada.

Em sala de aula José Carlos é um professor que concilia disciplina e autodeterminação. "Sempre fui rígido no cumprimento do dever, sempre pautado em fazer o que é certo. Nunca tive diferença entre os meus alunos, todos foram tratados de forma igual", conta.

Sindicalizado, o professor José Carlos destaca a importância do SEMPRE (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Sebastião do Paraíso e Região Sudoeste). "Está sendo muito bom, tudo que precisei eles me ajudaram, principalmente agora nesta fase final para a aposentadoria, mas em todos os momentos. É um apoio fundamental ao trabalhador, só tenho a agradecer a Dra. Daiane Andrade, a Dra. Renata Castro que não mediram esforços e trabalharam arduamente em dois anos para alcançar os resultados que obtive para que pudesse aposentar. Agradeço ainda a todos da diretoria atual e os dirigentes anteriores.

Enquanto cidadão do mundo José Carlos viajou por vários países da América Latina. Na Europa esteve em Portugal, Espanha, França, Alemanha, Inglaterra, Suíça, Itália, Vaticano, Croácia, Turquia Europeia. "Tive o privilégio de conhecer os Emirados Árabes e estive em Dubai, "uma cidade futurista, um lugar exemplar em vários sentidos", comenta.

Um exemplo de bom momento no exterior foi estar na Alemanha durante as comemorações dos 25 anos da derrubada do muro de Berlim. "Estava no Portão de Brandemburgo, onde havia um milhão de berlinenses, havia um paraisense presente naquela grande festa, um momento histórico e marcante. Hoje o muro não existe mais, apenas tem lá 100 metros de construção".

            José Carlos faz questão de frisar que as viagens fazem parte da busca de conhecimento e aprendizado que foi partilhado em sala de aula com seus alunos. Da mesma forma, como marco importante em suas atividades em classe, o que não podia faltar era a presença do mapa mundi e do globo terrestre. "São instrumentos práticos de ajudar a fazer aprender sobre os mais diversos lugares do planeta", acrescenta.

Agora já aposentado, José Carlos reorganiza sua vida, mas tem planos de voltar a viajar para a Europa para visitar e revisitar lugares. Como mensagem final ele continua a ensinar. "A mensagem que deixo é para aqueles que abraçarem a vida como educador, que possam expandir seu conhecimento a todos que possam aprender", finaliza.