CURTAS EDIÇÃO 2832

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 20-07-2024 03:58 | 1310
Foto: Arquivo

Só um
A pouco mais de dois meses para as eleições municipais, em São Sebastião do Paraíso, confirmado, há apenas um pré-candidato a prefeito, o atual ocupante do cargo, Marcelo Morais. A queda de braço estabelecida entre partidos de esquerda para lançamento de candidatura gerou indefinição que tem persistido.

Desinteresse
Nesta edição, o Jornal do Sudoeste publica matéria do jornalista Ralph Diniz onde ele aborda o desinteresse que se observa em disputar o cargo de prefeito, em Paraíso. Foram entrevistados o ex-prefeito Mauro Zanin, o atual presidente da Câmara Municipal, José Luiz das Graças e o advogado José Editis David, ex-vereador, presidente do diretório do PDT no município.

Descrença
O presidente da Câmara, José Luiz das Graças, opina que a descrença generalizada na política tem afastado potenciais candidatos na cidade. “Num país onde a maioria das pessoas coloca todos os políticos no mesmo balaio, e saem falando que políticos não prestam, faz com que as pessoas percam o interesse de estar na administração pública, seja no Legislativo ou no Executivo”, disse.

Novas lideranças
Mauro Zanin observa que “há um certo descontentamento, não por alienação, mas por insatisfação em relação ao modelo político atual. A polarização extrema faz com que a população mais consciente não goste do que vê e assiste”, e “essa insatisfação não é exclusiva ao nível municipal, mas se estende ao estado e à federação, e existe também a questão do não surgimento de novas lideranças, participação de novos personagens”.

Momento certo?
O advogado José Editis Davi acredita que o cenário político paraisense para as próximas eleições poderá mudar, entende que a observação atenta e a espera pelo momento certo para agir, parecem ser a estratégia adotada por muitos. O mineiro como quieto e trabalha em silêncio, diz ele. E acrescenta: Acreditamos na força inteligente do ser humano e da união de forças e na iniciativa do povo para apresentar um líder nos partidos, que articulados entre si montem uma chapa forte, e acima de tudo inteligente.

Pacto
Boa parte de municípios que utilizam serviços do Hospital Gedor Silveira e assumiram compromisso formal, sugerido e acompanhado pelo Ministério Público por sua 5.ª Promotoria da Comarca de São Sebastião do Paraíso, não estavam cumprindo com o combinado. Ou seja, repassar por um ano, determinada quantia mensal, de modo a amenizar a difícil situação financeira daquela instituição. Dos 70 municípios que aderiram ao Pacto COMPOR, firmado em novembro do ano passado, até junho 15 não efetuaram sequer uma contribuição.

Regularizaram
Após publicação de reportagem que detalhou a falta de cumprimento do Pacto, segundo consta, várias prefeituras entraram em contato com o Gedor Silveira para regularizar suas pendências. Diretoria do hospital e a 5.ª Promotoria continuam o trabalho de busca de solução para a dificílima situação financeira daquela instituição, salientando a importância do hospital no tocante à saúde mental não apenas na região, mas para aproximadamente 170 municípios.

Bom exemplo
Exemplo a ser copiado: o Presídio de Monte Santo de Minas, numa parceria entre sua direção e a Escola Estadual Américo de Paiva implantou uma escola dentro daquela unidade prisional. A partir de agora, o acesso à educação se torna importante aliado no processo de ressocialização àqueles que se encontram em regime de reclusão, com a oportunidade de retornarem os estudos.

Parceria
A parceria entre Presídio e Escola Américo de Paiva assegura 40 vagas, sendo 20 para turma de ensino fundamental e 20 para ensino médio. A particiçpaõa nas aulas é voluntária e para frequentarem as aulas detentos passam primeiramente são avaliados por Comissão Técnica de Classificação. E para cada três dias de aula que participarem será concedida redução de um dia dee pena a ser cumprida.

Já teve
No presídio de São Sebastião do Paraíso, tempos atrás, numa parceria com a administração municipal à época, detentos produziam bloquetes que foram utilizados na pavimentação de vias públicas, sistema durável e ambientalmente correto. Dias trabalhados, de igual maneira, significavam para os detentos diminuição de pena, além de ser uma laborterapia.

MEMÓRIA PARAISENSE
Em 22 de julho de 2016 aconteceu no Morro do Baú o 3.º Rock Beer, objetivando promover e incentivar bandas autorais no município de São Sebastião do Paraíso e região. Foi a quarta edição do evento. (Do livro Efemérides Paraisenses)