CURTAS EDIÇÃO 2835

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 24-07-2024 00:09 | 507
Foto: Arquivo

Em Paraíso
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as eleições municipais de outubro vindouro, em São Sebastião do Paraíso 51.962 eleitores estão aptos a votar. Em 2020 havia 49.895 eleitores. O eleitorado se constitui por 27.391 mulheres (maioria), 24.551 homens. Estão registrados oito eleitores que poderão votar com nome social. Serão 20 locais de votação para abrigar as 146 seções eleitorais.

Inspira cuidados
Leitora do Jornal do Sudoeste entrou em contato com nossa redação. Disse que custeou com recursos próprios há algum tempo, reforma da Capela no Morro do Baú, e que juntamente com seu esposo ajudou com a recuperação daquele local que é tombado como Patrimônio Cultural do Município, e atualmente está a inspirar cuidados, em tempo de cair.

Com arame
Denúncia nesse sentido também fez o vereador Toninho Picirilo em sessão da Câmara. Conforme disse, não apenas a Capela, amarrada com arame, mas todo o entorno do Morro do Baú está abandonado, incluindo o Mirante do Cristo Redentor. O mato, segundo o vereador oferece riscos de incêndio.

Está caindo
A referida benemérita senhora entrou em contato com o “JS” após ler matéria publicada sobre a Igreja de Nossa Senhora do Sion, onde se pretendia fazer modificações, e não foram permitidas pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de São Sebastião do Paraíso. Disse ser frequentadora na Igreja do Sion que não pôde passar por mudanças pretendidas pelo pároco, enquanto a Igreja no Baú está caindo”.

Disputa judicial
O secretário municipal de Educação e Cultura, Lucas Cândido, e o presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultura, Marcos Zanin informaram que tramita na justiça questão envolvendo a propriedade do Morro do Baú, de vez que o município (Prefeitura) foi questionado por um cidadão que argumenta ser proprietário do imóvel. A ação tramita há alguns anos. Conselho e Secretaria afirmam aguardar a decisão para tomar as providências cabíveis.

Mais prudente
Como se sabe, pendengas judiciais costumam arrastar-se anos a fio. Deseja-se que a questão envolvendo o Morro do Baú se resolva o quanto antes, mas pelo lado prático, não se descarta a possibilidade de esbarrar na morosidade do Judiciário. O mais prudente, uma vez que envolve patrimônio histórico e cultural é que seja tratado como tal, sendo feita sua necessária manutenção pela Prefeitura. Despesas, podem ser discutidas posteriormente.

Poste substituído
Matéria de Sebastião Tadeu Ribeiro, publicada domingo pelo “JS”, pediu providências à Cemig no sentido de ser substituído poste que estava esfacelado, oferecendo perigo e risco de acidentes no bairro San Genaro, na confluência da Av. Jerônimo Diogo Pereira com a rua Nestor Gonzales Benício, bem em frente ao Centro Esportivo de Lazer. Vereador Juliano Reis, o Biju, leu a matéria e entrou em contato com a regional da Cemig em Passos. Na segunda-feira o poste foi substituído.

MEMÓRIA PARAISENSE
Em 1918, fortes geadas entre os dias 24 e 26 de julho causaram destruição e perdas de café no Sudoeste Mineiro. Especialmente em São Sebastião do Paraíso, e no então distrito de São Tomás de Aquino, cerca de 80% dos cafezais foram dizimados. (Extraído de Efemérides Paraisenses).