GERAÇÃO DE EMPREGOS

Paraíso apresenta alta na geração de empregos formais no primeiro semestre

Puxada pelos setores da agricultura e dos serviços, município é destaque em relação a outras cidades da região
Por: Ralph Diniz | Categoria: Cidades | 03-08-2024 06:00 | 846
Foto: Reprodução

Dados do Caged, divulgado nesta semana, apontam que São Sebastião do Paraíso apresentou um aumento na geração de empregos com carteira assinada no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2023. Agropecuária e serviços foram os setores que mais abriram novas oportunidades de trabalho nos seis primeiros meses de 2024.

De acordo com o painel de informações do novo Caged, de janeiro a junho deste ano, a agropecuária teve 730 trabalhadores admitidos contra 409 desligados, apresentando um saldo de 321 vagas. Em seguida, o setor de serviços abriu 1.527 novas oportunidades, e demitiu 1.277, tendo um saldo positivo de 250. A indústria também apresentou um salto importante, admitindo 1.771 trabalhadores, e dispensando 1.639 - saldo de 132. Já a construção civil e o comércio tiveram aumentos mais tímidos, com saldos de 22 e 10 novos postos neste ano, respectivamente.

Ao todo, até o dia 30 de junho, Paraíso criou 735 novos postos de trabalho no primeiro semestre de 2024, 230 a mais do que o que havia sido criado no ano passado, quando o saldo de pessoas empregadas foi positivo em 505. Atualmente, Paraíso tem 19.794 trabalhadores com carteira assinada.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo, Diego Carvalho, “os números positivos relacionados a geração de empregos nos seis primeiros meses de 2024, são uma continuidade dos números alcançados positivamente nos últimos três anos e refletem o excelente momento que os setores econômicos do município vem passando, e também, devido ao trabalho que vem sendo realizado, contando inclusive com parceria das empresas e indústrias locais, da ACISSP e a Unidade da UAI – SINE, proporcionando que nosso Município seja destaque regional economicamente e na geração de novos postos de trabalho”.

O secretário ainda ressalta que vem trabalhando na atração de novos empreendimentos para o município, principalmente aqueles voltados a novos comércios, franquias e indústrias, “buscando além da geração de emprego e renda, dar projeção regional a Paraíso e trazendo toda região para consumir e investir aqui”.

Ainda sobre os números do Caged, na região, Itamogi teve saldo positivo de 19 novos postos de trabalho, Monte Santo de Minas, 18; Jacuí teve cinco novas vagas e São Tomás de Aquino teve um saldo de zero nesses seis primeiros meses do ano.