Vice presidiu
A sessão ordinária da Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso foi presidida segunda-feira (12) pelo vice-presidente Juliano Carlos Reis (Biju), visto que o presidente José Luiz das Graças estava em tratamento de saúde. Biju também iria presidir audiência pública agendada para aquela data, visando analisar projetos de lei visando a participação do município parai-sense no Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Piumhi, e sobre crédito adicional especial para custear Programa Escola em Tempo Integral.
Audiência
A audiência estava agendada para às 13h30, mas foi cancelada, visto que até às 14 horas, dos três integrantes da Comissão de Finanças, Justiça e Legislação, apenas o vereador Luiz de Paula estava presente. Os projetos foram apontados como importantes, e dependeria da deliberação da referida Comissão. No tocante à Saúde, afirma-se que ao fazer parte do Consórcio da Microrregião de Piumhi, algumas questões pontuais como cirurgias que não tem sido feitas pela Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião do Paraíso, serão desentranhadas.
Adiada
Consultado, Luiz de Paula teria alegado que seria necessária a presença de Lisando Monteiro, e Sérgio Aparecido Gomes, e a audiência pública foi adiada. Na sessão ordinária, por conseguinte foi retirado de pauta o projeto de lei 5658 que trataria sobre o Consórcio. O mesmo retornará à pauta após audiência com data ainda a ser marcada.
Aprovado
Na rápida sessão foi aprovado o projeto que institui a Declaração Municipal de Direitos de Liberdade Econômica. Autor do projeto, o vereador Vinício José Scarano Pedroso destacou a importância dessa lei para o desenvolvimento econômico do município, ressaltando que diversos municípios de Minas Gerais já adotaram regulamentações semelhantes, simplificando a burocracia para empresários locais.
Cemitério
A implantação de cemitério para animais domésticos de pequeno e médio porte (cães e gatos) em São Sebastião do Paraíso, na área de abrigo que está sendo construída, foi indicada ao chefe do Executivo pelo vereador Pedro Delfante na sessão da Câmara, segunda-feira (12). Ele justifica que leva em conta não apenas à saúde pública, “mas também oferecer um consolo aos proprietários de animais de estimação, o objetivo é disponibilizar área onde os cidadãos possam enterrar seus mascotes em caso de falecimento”.
Danos à saúde
Delfante acrescenta que “a criação de local específico para esta finalidade ajudará evitar o abandono de animais mortos em lixões, terrenos baldios, praças e lagoas induzindo focos de contaminação e odores pela cidade”. Ressalta ser “proibido enterrar animais em quintais, terrenos baldios, ou simplesmente descarta-los em rios ou águas correntes, pois pode causar sérios danos à saúde de outros animais, da família e ao meio ambiente, e que o descarte irregular de animais mortos pode configurar crime ambiental e resultar em multas”.
Moto furtada
Uma motocicleta Honda CB 250F Twister furtada por volta das 22h30 de segunda-feira (11) na rua Geraldo Marcolini, em São Sebastião do Paraíso foi recuperada por policiais militares. Segundo informações preliminares, três rapazes e uma jovem estão envolvidos no furto. A moto que estava em perfeitas condições teria sido furtada com a utilização de chave de fenda. Além da placa que foi arrancada, foi retirado também o bloco do farol do veículo. Suspeitos foram identificados e pelo menos dois foram presos por policiais militares nesta terça-feira.
MEMÓRIA PARAISENSE
No dia 13 de agosto de 1970 foi instalada à Praça Coronel João Batista Teixeira, centro da cidade, a Biblioteca Municipal “Professor Alencar Assis”, fundada em 1949. Sua sede está localizada onde por anos funcionou a Rodoviária. Conta em seu acervo com mais de 30 mil volumes. Seu nome é homenagem ao Professor Francisco de Alencar Assis, que muito contribuiu para com a educação paraisense.