DESCARTADOS

Lixo, entulhos e até carcaça de animais têm sido descartados em área verde

Por: Nelson Duarte | Categoria: Cidades | 14-08-2024 07:05 | 979
Foto: Reprodução

Área verde existente na rua Iugoslávia margeando com a Avenida Itália, no Jardim Europa, em São Sebastião do Paraíso, tem sido utilizada indevidamente para descarte de lixo, entulhos e outros detritos. Nesta semana um homem jogou naquele local carcaças de animais, o que atraiu grande número de urubus.

A área fica próximo à Avenida Deputado Humberto de Almeida com Avenida Itália, braço que vira para a rua Iugoslávia. Área verde que tem até nascente d’água.

Nesta semana um homem foi flagrado descartando entulhos de construção e algumas telhas, o que é propício como criatório de escorpiões, aranhas e outros animais peçonhentos. Como imagens foram postadas em redes sociais, ele voltou para retirar o material deixado.

Por volta das 13 horas desta terça-feira (13) outro fato inusitado. Uma pessoa chegou com carcaças de animais, e jogou naquela área. Momentos depois urubus foram filmados em árvore próximo ao local.

“Fui procurado por moradores que residem nas imediações. Entrei em contato com a Secretaria de Obras e solicitei que retirem as carcaças e sejam direcionadas para o local correto. “Infelizmente, pessoas porcas saem de seus bairros, e por falta de consciência agem desta forma. Na cabeça de alguns, persiste esta cultura de achar que áreas verdes, de preservação permanente é para ser colocado lixo, entulho, mesmo com todos os esforços da Secretaria de Meio Ambiente que disponibiliza locais apropriados para descartes de pneus, construção civil, móveis velhos, produtos de informática”, disse o vereador Juliano Carlos Reis (Biju).

“Estou alinhando para falar com o secretário de Meio Ambiente, Renan Jorge Preto, e indicar que estude a possibilidade de se fazer aceiro e cercamento naquela área, e sejam colocadas placas indicando ser proibido descartes”, salienta.

Biju lembra que anteriormente, antes de ser pavimentada a rua Iugoslávia, havia o hábito de se jogar lixo naquele local. A situação foi amenizada, o problema estancado, “só que de uns dias para cá, voltaram à prática antiga dos descartes”, afirma.