Iniciativa louvável
Em entrevista que o Jornal do Sudoeste publica nesta edição o presidente da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços, admite que a sigla ACISSP poderá “ganhar mais uma letrinha”. Conforme disse no próximo ano aquela Associação pretende também ter vistas voltadas para o setor de Turismo no município. Dr. Matheus Colombarolli afirma que o setor precisa ser explorado, e Paraíso dispõe de potencial muito grande nas áreas urbana e rural. A gente tem que ter várias frentes trazendo sustentabilidade e desenvolvimento para a cidade, diz o presidente da ACISSP.
Pesquisa
Pesquisa em andamento pela ACISSP quer saber demandas de associados a serem entregues à candidatos nas eleições deste ano. Opiniões serão transformadas em pauta da ACISSP para agora e para os próximos anos. “Isso faz parte de nossa representatividade”, diz o presidente Dr. Matheus Colombaroli. Associados já sugeriram sobre necessidade de área azul, e que o centro da cidade não é praticável e precisa ser discutido. Outros comentam sobre estradas rurais que não estão boas, enquanto outros queixam-se que a violência no trânsito, é um caos, com gente perdendo saúde e a vida por isso.
São 4
Na região, São Tomás de Aquino é o município com maior número de chapas de candidatos aspirando a chefia do Executivo. O atual prefeito Daniel Ferreira da Silva (PSD) disputa a reeleição. Concorrem também Rodolfo Moreira Carvalho (Rodolfo do Roneido) pelo PSDB, Dona Mônica (Republicanos) e Libércio, pelo PDT. Disputa que promete ser acirrada.
Desatando a gravata
A tomar por base a pauta da sessão da próxima segunda-feira (19), a Câmara Municipal de Paraíso com uns vinte minutos, no mais tardar, já terá vereador bambeando a gravata. Apenas dois novos projetos para serem apreciados. O que dispõe sobre obrigatoriedade da colocação de placa indicativa de profundidade nas bordas de piscinas de uso coletivo, e o apresentado pelo chefe do Executivo solicitando abertura de créditos adicionais especiais, para recebimento de recursos federais para implementação da Lei Aldir Blanc Também será apreciado parecer de Comissões.
Escorregadias
Tem sido objeto de muitas reclamações em Paraíso, principalmente por parte de motociclistas, vias públicas contendo resíduos de óleo, segundo afirma-se, proveniente de veículos mais antigos sem manutenção. Motociclistas têm se acidentado constantemente. A situação piora a noite quando não tem iluminação, principalmente nos viadutos na cidade. Segundo informação, a Secretaria municipal de Trânsito costuma dar suporte, jogando serragem em locais mais críticos, porém o perigo do óleo que vaza e oferece risco iminente aos motociclistas nas ruas é algo difícil de ser coibido.
Registros
A Justiça Eleitoral recebeu em todo o país 451.988 registros de candidaturas de vereadores, prefeitos e vice-prefeitos que pretendem disputar as eleições municipais de outubro. O prazo para registro presencial das candidaturas terminou às 19h desta quinta-feira (15). O registro virtual foi encerrado às 8h.O registro será analisado por juiz da zona eleitoral da cidade na qual o candidato pretende concorrer. Entre causas de inelegibilidade está o julgamento de contas irregulares pelo Tribunal de Contas da União.
15.341 registros
Os dados estão na plataforma DivulgaCand, mantida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para centralizar os pedidos de registros de candidaturas em todo o país. Os dados foram atualizados às 19h18 e ainda podem ser alterados. Até o momento, os tribunais regionais eleitorais (TREs) receberam 15.341 registros de candidaturas para prefeito, 15.415 para vice-prefeito e 421.232 para o cargo de vereador.
MEMÓRIA PARAISENSE
Em 18 de agosto de 1968, águas coloridas dançantes e coreografadas, encantaram e emocionaram os presentes à inauguração da fonte luminosa na Praça Comendador João Alves. A marcante obra, realizada na gestão do prefeito Alípio Mumic, tornou a bela praça no mais novo cartão postal da cidade naquela época. (Efemérides Paraisenses)