CURTAS EDIÇÃO 2842

Curtas

Por: Ralph Diniz | Categoria: Cidades | 21-08-2024 09:15 | 186
Foto: Arquivo

Moto furtada
Furtos de motos têm sido recorrentes em São Sebastião do Paraíso. Semana passada, uma foi furtada na rua Geraldo Marcolini. Com auxílio de populares que “campearam” e acabaram encontrando, o veículo foi recuperado pela Polícia Militar. Quatro envolvidos no furto e receptação foram conduzidos para a Delegacia Regional de Polícia Civil. Mas como “amigos do alheio” continuam agindo, postagem em redes sociais dá conta que na madrugada de segunda-feira outra moto foi furtada no bairro Mocoquinha, na rua José Francisco de Castro.

Não concordou
Projeto de lei que propõe exigência de placas indicativas em bordas de piscinas de uso coletivo no município paraisense, informando a profundidade das mesmas, foi apresentado pelo vereador Pedro Delfante e foi encaminhado às Comissões para análises, com voto contrário da vereadora Cidinha Cerize. O presidente José Luiz das Graças não vota em determinados projetos, e não votou para aprovação deste.

Lei federal
Cidinha argumentou que já existe a Lei Federal 14307 em vigor desde agosto de 2022 onde depois de estudos por várias comissões, da Câmara Federal e Senado, foi aprovada. Trata com sobre medidas exigidas no tocante às piscinas de uso coletivo. As regras de segurança são abrangentes a todo o território nacional, e estão bem definidas, disse Cidinha, ao não ver necessidade de lei municipal nesse sentido.

Crônicos
Vereador Juliano Reis, o Biju, mencionou na sessão da Câmara, problemas “crônicos” existentes em Paraíso. Animais de grande porte (poderia ter acrescentado também cães avançando em ciclistas e motociclistas), e a sobrecarga de fios, principalmente obsoletos, sem uso, pendurados, que oferecem risco à integridade física das pessoas. “Apesar de não gerar choque elétrico, poderá haver choque mecânico, por estarem baixo, acessíveis até para crianças, podendo ocasionar acidentes de trânsito, até degolar ciclistas e motociclistas, disse o vereador, ao solicitar que a “empresa irresponsável” pelo fio, seja notificada.

Combater a causa
Sobre fios e cabos soltos, cidade afora, o vereador Luiz de Paula disse ter acionado a Guarda Municipal e Defesa Civl, que não tiveram como resolver o problema, a não ser sinalizar o local. Luiz salientou ser necessário resolver este problema e combater a causa. Fios são instalados “de qualquer jeito”, podendo provocar acidentes. Por falar nisso, na Praça Santa Paula Frassinetti, Parque da Lagoinha, a poucos metros da Prefeitura, também há um cabo solto.

Gestão de resíduos
O vereador Vinício Scarano Pedroso disse que a gestão de resíduos, o lixo, é problema sério para municípios, por demandar gasto, muito dinheiro, e tem uma parte muito complicada que precisamos cobrar e compartilhar mais, que é a responsabilidade da sociedade em relação a isso. É algo que proposta a ser resolvido para os próximos quatro anos, estando aqui, ou não. Vinício disse ter feito curso numa instituição internacional em relação ao clima, e muito do que foi falado, está relacionado ao lixo nas cidades.

Bater na tecla
Temos em Paraíso um aterro sanitário controlado, coleta seletiva que precisa ser melhorada, temos consórcio em que lixos de cidades vizinhas é trazido para cá para o aterro sanitário. Paraíso é cidade polo estratégico regional em relação a lixo, disse Vinício. Então precisamos pensar fortemente nos próximos anos, gerar energia através do lixo, e fazer a função de conscientização. Sei que é difícil, mas precisamos bater nesta tecla de conscientizar, educar, em relação ao lixo, para que faça a separação de forma adequada.

Ciscar pra dentro”
Vereador Marcos Vitorino (Marcão), ao comentar sobre o sucesso do evento ocorrido domingo em Paraíso em prol do Hospital do Câncer de Passos, enalteceu o serviço prestado por aquela instituição. “Temos que ajudar, e muito”, salientou, Mas temos que nos preocupar também com nossos hospitais, Santa Casa, Gedor Silveira, e vejo que não há o mesmo empenho. Temos que nos mobilizar, “olhar para o nosso terreiro” para promover leilão gigante para nossos hospitais, sugeriu Marcão

Boa proposta
Marcos Vitorino também abordou o grande número de incêndios registrados em Paraíso nos últimos dias, sugerindo que é “assunto a ser tratado bem de perto”. Sugeriu seja cobrado do Governo do Estado, do setor de Segurança Pública melhor estrutura para o Corpo de Bombeiros que está com baixo contingente, e se for o caso o Executivo municipal criar uma brigada para apoiar os bombeiros e pessoas, quando necessário. Marcão explicou que domingo, com diversos focos de incêndio, necessitava-se caminhões-pipa, para serem alugados, e não havia. Precisamos debater mais este tema, afirmou.

Moção
Vereador Lisandro Monteiro solicitou envio de moção de parabenização ao Comitê Olímpico Brasileiro, pela participação de atletas, principalmente as meninas da ginástica, nas Olimpíadas na França. Sobre cobrança feita por melhor desempenho, Lisandro questiona, qual governo até hoje investiu no esporte? Só de terem chegado lá, já estão de parabéns, disse, ressaltando que a maioria dos atletas é classe média-baixa, e que alguns não sequer roupas. Uma vergonha para o nosso país, afirma Lisandro.

Mais R$ 1 milhão
O vereador presidente da Câmara, José Luiz das Graças, anunciou a devolução de mais R$ 1 milhão para a Prefeitura, referente sobras de duodécimos. Segundo ele, faz parte de planejamento com os vereadores, e a decisão foi tomada devido constatação que repasses do Fundo de Participação dos Municípios terem diminuído radicalmente, e em termos de repasse, agosto é o pior mês do ano, em termos de repasses para as prefeituras.

MEMÓRIA PARAISENSE
Em comemoração aos 60 anos da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços (ACISSP), em 21 de agosto de 2018 o então presidente, Ailton Rocha de Sillos, inaugurou o Teatro ACISSP com capacidade para 300 lugares, totalmente acessível e completa estrutura. A programação contou com palestras, homenagens, apresentação da Filarmônica SESI/ACISSP, o grupo Paraíso em Seresta, Oficina de Artes Cênicas Sebastião Furlan, e Academia Paraisense de Cultura com “Cultura e Tradição”.