Teve início quarta-feira, 21, e se estenderá até o dia 28 a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, comemorada em São Sebastião do Paraíso pela APAE. O evento consta de passeios, atividades e ações para divulgar e conscientizar a comunidade sobre a necessidade de participação e de política pública para promover a inclusão.
“É um momento para convidar a sociedade a ser como um todo, um agente de transformação, promovendo inclusão e equidade”. O tema deste ano, “Nossa História: Quem somos e o que fazemos”, nos faz refletir sobre a história da APAE no Brasil e em São Sebastião do Paraíso. Vimos o crescimento do serviço ofertado e grande crescimento no número de atendidos buscando melhor qualidade de vida”, diz a coordenadora da APAE em São Sebastião do Paraíso, Cássia Aparecida de Souza Lima.
Ressalta que “não podemos dar importância à inclusão apenas na Semana Nacional, temos que ter esta luta diária, sendo luta de todos nós”. As conquistas são muitas, mas ainda há muito a caminhar para que pessoas com deficiência tenham fácil acesso à educação, lazer, saúde, arte, trabalho e vida digna, enfatiza a coordenadora.
“Desde o início muito se alcançou, LOAS, BPC, Lei de Cotas, LBI e outras muito importantes, mas ainda temos muito que avançar”, observa.
A APAE começou sua história em São Sebastião do Paraíso em 1975, com três pessoas atendidas, hoje com 390 usuários atendidos com serviços de saúde e assistência social, caminha para que seus assistidos tenham melhor qualidade de vida, respeito, acesso a direitos e uma vida mais feliz”, diz Ademar Paschoalino, gerente administrativo da entidade.
Paschoalino lembra que a APAE no Brasil completa 75 anos de história de luta, para criar um futuro melhor e uma sociedade mais inclusiva com direitos assegurados. História se faz com ação e participação. Nós hoje agradecemos a presença de pessoas que foram tão importantes para o crescimento de nossa APAE, ressalta o gerente administrativo.