VENCEDORES

Alunos da FATEC de Pompéia vencem Feira Tecnológica

Projeto ‘Nema Vision’, da Fatec Pompeia, é campeão da 15ª Feteps
Por: Redação | Categoria: Tecnologia | 30-08-2024 10:50 | 256
Foto: Reprodução

A 15ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps) conheceu seus vencedores nesta quinta-feira (22), no São Paulo Expo, na zona sul da capital. De volta ao formato presencial, a Feteps 2024 superou todas as expectativas em qualidade de produção e presença de público. Em quatro dias de evento, mais de 24 mil pessoas se inscreveram e comparecem à mostra, distribuída entre 10 mil metros quadrados do pavilhão 7 do centro de exposições.

Entre os 112 projetos de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs), o Nema Vision, da Fatec Shunji Nishimura, de Pompeia, foi o que mais impressionou os avaliadores e conquistou a primeira posição. Trata-se de uma ferramenta que utiliza inteligência artificial (IA) para identificar e combater diferentes gêneros da praga agrícola nematoide. Um dos autores do trabalho campeão, o aluno Miguel Piffer, fez questão de dedicar a vitória ao professor Carlos Otoboni, que estava com o trio desde o começo. Entusiasmado com o resultado, ele conta quais são os próximos planos. “Agora, nossa ideia é coletar mais amostras, melhorar a ferramenta e colocá-la no mercado de forma eficiente”, afirmou.

O segundo lugar ficou com o projeto Jumpai: Jogo interativo para crianças com mobilidade reduzida, da Etec Professora Maria Cristina Medeiros, de Ribeirão Pires. O game emprega técnicas de IA com bibliotecas de código aberto para interpretar o direcionamento do olhar e piscadas que controlam as ações do personagem. “Foi muito emocionante. Estamos bastante felizes. O prêmio é um reconhecimento do esforço do grupo”, disse Ana Laura Vicente Ribeiro, uma das integrantes da equipe.

O terceiro lugar foi garantido pelo projeto Beeotecnia, voltado à preservação da abelha amarela do cerrado, da Etec Professor Marcos Uchôa dos Santos Penchel, de Cachoeira Paulista. A Cadeira de Transposição para Acamados, da Fatec Jahu, de Jaú, ficou com o quarto lugar. Já o Sense Wave-Braille, ferramenta para aprendizado da escrita e leitura tátil para pessoas com deficiência visual, da Etec Professor Horácio Augusto da Silveira, da Vila Guilherme, na Capital, terminou na quinta posição. Os autores dos cinco melhores trabalhos ganharam celulares de última geração, notebooks e tablets, doados por parceiros.

Os vinte trabalhos de instituições nacionais e internacionais parceiras do Centro Paula Souza (CPS) também foram avaliados e o reconhecimento ficou com o projeto Fuego Silencioso, do Liceo Agrícola em Huerton Los Angeles, do México. A Etec de Ribeirão Pires ganhou ainda o prêmio de destaque pela participação massiva, com três propostas apresentadas. “Estou emocionada, como todos os que estiveram aqui nestes dias. Foi brilhante o que vocês fizeram nesta volta à Feteps presencial”, ressaltou a diretora-superintendente do CPS, Laura Laganá.