POLEPOSITION

Passeio da McLaren e a volta da Argentina

Por: Sérgio Magalhães | Categoria: Esporte | 01-09-2024 03:52 | 139
Lando Norris desbancou Verstappen em casa com vitória massacrante na Holanda
Lando Norris desbancou Verstappen em casa com vitória massacrante na Holanda Foto: DPPI Images

Max Verstappen sofreu uma derrota esmagadora em casa para Lando Norris. Desde a volta da Holanda ao calendário da F1 em 2021, foi a primeira vez que o holandês não esteve na pole position e nem no topo do pódio. Norris fez a pole 0s356 mais rápido que Verstappen e venceu a corrida com 22s896 - a maior vantagem do ano - e ainda guardou pneus para fazer a volta mais rápida da corrida na última volta mesmo com eles já bastante desgastados.

Houve uma inversão dos papéis que até outro dia era Verstappen quem impunha essas vantagens sobre os adversários desde 2022. Mas o jogo está mudando de lado. Na Holanda a McLaren introduziu novo pacote de atualizações em seus carros assim como fez em Miami quando Norris venceu pela primeira vez.

Verstappen não vence há 6 corridas. Em Zandvoort, a Red Bull recorreu ao assoalho que havia usado na abertura do campeonato, no Bahrein, na tentativa de encontrar respostas de onde vem a perda de desempenho de seus carros. Mesmo assim Verstappen tirou leite de pedras para largar ao lado de Norris na primeira fila e terminar a corrida em 2º. “Se não der para vencer, vamos terminar na frente dos outros”, foi a frase do chefe, Christian Horner, ao relatar que desde o sábado Verstappen sabia que não teria condições de vencer diante da velocidade da McLaren.

A atuação de Lando Norris só não foi perfeita porque ele continua apresentando deficiência nas largadas. Pela sexta vez entre corridas e sprints, ele não conseguiu converter a pole position em liderança na primeira volta. Mas mostrou equilíbrio emocional e maturidade para ultrapassar Verstappen no momento certo e imprimir ritmo forte sem cometer erros.

A vantagem de Verstappen no campeonato de pilotos ainda é confortável, 70 pontos, e restam 9 corridas e 3 sprints, o que significa que se ele terminar em 2º até o final do ano, Norris precisará vencer todas as 9 corridas, as 3 sprints e fazer a volta mais rápida de todas as corridas para tirar o título do holandês. Mas entre as equipes é questão de tempo a McLaren desbancar a Red Bull. Apenas 30 pontos separam as duas no Mundial de Construtores. Nas últimas 4 provas a Red Bull marcou 79 pontos, o mesmo que a Ferrari, um a menos que a Mercedes, e 57 a menos que a McLaren.

A Argentina está de volta ao grid da F1 depois de 23 anos desde a última vez que Gaston Mazzacane largou com a falida equipe Prost em 2001. Franco Colapinto, de 21 anos, atualmente na F2 e piloto da academia de formação de pilotos da Williams, vai substituir o demitido Logan Sargeant até o final da temporada e faz a sua estreia neste final de semana no GP da Itália em Monza.

A gota d´água para o fim da aventura de Sargeant na F1 foi o forte acidente no treino livre de sábado para o GP da Holanda quando destruiu o chassi da Williams causando enorme prejuízo financeiro e técnico à equipe que estreava o primeiro pacote de atualizações do ano. O chefe da Williams, James Volwes esperou até onde a paciência permitiu por uma evolução do piloto norte-americano, o que nunca aconteceu.

A opção pelo argentino surpreendeu, mas foi sensata. Colapinto não estava entre os pilotos mais cotados para substituir Sargeant. James Volwes  tinha a opção de ceder a vaga para Mick Schumacher oferecida pela Mercedes, ou para Liam Lawson oferecida pela Red Bull, mas optou pela lapidação da prata da casa. Uma grande conquista para a Argentina. Colapinto sabe que não terá chances no ano que vem porque a Williams formará dupla com Carlos Sainz e Alex Albon, mas se mostrar bom desempenho terá as portas abertas para o mercado de pilotos de 2026. Ele fazia boa temporada de estreia na F2 na 6ª colocação com uma vitória e outros dois pódios. Em 2019 foi campeão da F4; ano passado foi o 4º colocado na F3. Nunca esteve entre os nomes mais falados da nova geração de pilotos, mas possuiu bom staff na retaguarda administrando sua carreira, além de aporte financeiro. Porém o que convenceu a Williams foi o bom feedback que passou aos engenheiros quando participou do primeiro treino livre do GP da Inglaterra, em Silverstone. Boa sorte ao jovem Franco Colapinto.