CURTAS EDIÇÃO 2846

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 04-09-2024 09:22 | 1212
Foto: Arquivo

Autorizou
Na tarde de segunda-feira (1/9), às 16h55, foi publicada decisão da juíza eleitoral da 260.ª Zona Eleitoral, Elisandra Alice dos Santos Camilo, deferindo, autorizando o registro da candidatura do petista Alípio Mumic Filho como vice na chapa “Experiência com Inovação”, encabeçada por Alex Rossetti, do PV, candidato a prefeito de São Sebastião do Paraíso. Foi mais um capítulo na queda de braços que vem se arrastando há alguns dias.

Suspensão
Anteriormente, requerimento do presidente do diretório do PT em Paraíso, Andrey Paris, solicitou a suspensão imediata da filiação do professor Alípio do partido, houve acatamento, o que para três quartos de componentes do diretório, seria motivo bastante para impedir Alípio disputar o cargo de vice-prefeito. E este também teria sido o ponto de vista do Ministério Público Eleitoral, que opinou pelo indeferimento.

Além da competência
Em entrevista coletiva na tarde de ontem, Alípio explicou: “Para me desfiliar, eu teria que ter feito o requerimento, não fiz. Eles entraram no site e me desfiliaram sumariamente. É um ato assim que vai além do que compete ao presidente do partido [Andrey Paris]”, conta. O candidato ainda revela que as direções nacional e estadual do PT interviram na situação: “Eles me reconduziram para a filiação. Estou lá”.

Rebateu
Andrey Paris rebate, e diz ter seguido “todo o procedimento dentro do Estatuto”, ou seja, “se três quartos do diretório municipal aprovarem a suspensão do filiado, ele é automaticamente desfiliado enquanto ocorre o processo de expulsão, e assim foi feito”. Diz mais que o processo de desfiliação foi acatado pela juíza eleitoral, o que demonstra que ele agiu dentro da legalidade.

Ajardinamentos
A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso iluminou praticamente todas as praças da cidade com lâmpadas de led. Ficaram com aspecto agradável. Esperava-se que fosse cuidado de igual maneira dos ajardinamentos, mas isto não aconteceu, e a boa iluminação, clara como a luz do dia, realça o quanto estão descuidadas, puro chão. Como o tempo voa, daqui uns dias virão as festas de fim de ano, e as praças deveriam estar apresentáveis, acolhedoras.

“Socorro”
Em se falando sobre praças, em rede social uma paraisense fez postagem com “pedido de socorro urgente” para a pracinha do bairro Santa Teresa. “Tudo aqui na pracinha está em estado de total abandono sem condições de trazer nossas crianças para meia hora de lazer sequer, pois todos os brinquedos do parquinho estão quebrados, os bancos também quebrados e as redes de proteção das traves do campinho sem condições. Literalmente abandonada nossa pracinha”, escreveu.

Brigadistas
Nos últimos dias tem sido difícil se respirar em São Sebastião do Paraíso, tamanho o número de queimadas na área urbana e rural, o que prejudica sobremaneira o ar, além da fuligem que é outro complicador, não apenas para as vias aéreas daqueles que respiram, mas pela sujeira que provoca. Pela importância do agronegócio na geração de empregos e renda no município paraisense, no caso o que mais tem sofrido com os incêndios, além de outros segmentos produtivos que merecem o mesmo cuidado, o poder público já deveria disponibilizar caminhões pipa e brigadistas, pelo menos contratados, de modo ajudar a combater as chamas.

MEMÓRIA PARAISENSE
No dia 4 de setembro de 1906, portanto há 118 anos, houve nomeação do Cônego Aristóteles Aristodemus Benatti como o 12.º pároco da Matriz de São Sebastião. Anteriormente serviu como professor de matérias teológicas no Seminário São José, de Pouso Alegre, sede do primeiro bispado do Sul de Minas.