SÃO TOMÁS DE AQUINO

São Tomás de Aquino eleva seu ICMS Cultural mais uma vez

Por: Redação | Categoria: Cidades | 06-09-2024 14:38 | 201
Foto: Reprodução

Pelo segundo ano consecutivo, o município de São Tomás de Aquino avança na pontuação definitiva do programa de ICMS Patrimônio Cultural e atinge a marca recorde de 12,31. O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA/MG) divulgou, na última quinta-feira (20), a tabela definitiva do ICMS Patrimônio Cultural. Mais uma vez, o município de São Tomás de Aquino subiu na pontuação, totalizando 12,31 pontos, sua melhor pontuação e seu melhor resultado obtido desde o início de sua participação no ano de 1996. Em 2023, a cidade obteve 11,25 pontos, o que já era uma pontuação inédita, e o feito de avançar na pontuação se concretizou e novamente o município comemora um mais um feito histórico. O resultado ratifica o trabalho importantíssimo do diretor de cultura Luiz Carlos Martins da Silva que avaliou o resultado como o olhar grato pela conquista e de estar no caminho certo, de um trabalho de muita dedicação.

Para o historiador e diretor de Cultura do município, Luiz Carlos Martins da Silva, responsável pelas ações do patrimônio cultural em parceria com o Conselho Municipal de Cultura, a pontuação “é a forma de sentirmos o quanto vale a pena os esforços realizados durante o ano, e assim nosso trabalho baliza a direção que o trabalho de proteção do patrimônio vem realizando”.

Quando iniciei as atividades com ICMS Cultural, foi desafiador e muito cativante. Diante desse resultado meu sentimento é de gratidão a todos os envolvidos nos projetos, sejam eles os discentes e escolas parceiras que estiveram sempre prontos a ajudar nos projetos desenvolvidos assim como a secretaria de Educação. A elevação da pontuação ano a ano, reverbera para o caminho traçado e serve de estimulo a continuarmos avançando, salienta Luiz Carlos Martins da Silva. “Este ano tivemos ainda o reconhecimento de mais um dossiê de tombamento que encaminhamos: O Bem Imóvel Antigo Prédio da Liga Beneficente Operária Aquinense, um prédio que caminha para o seu centenário e em breve será a sede da Secretaria de Educação Cultura, Esporte, Lazer e Turismo e também centro de memória cultural da cidade, para agregar ainda mais valor histórico cultural para a comunidade aquinense. A cultura de um povo é o nosso maior patrimônio”, disse.

Prosseguindo, o diretor de Cultura observa: “É válido ressaltarmos que o investimento correto dos valores repassados do ICMS Cultural e a responsabilidade e a confiança da administração do nosso prefeito Daniel do Tineca, foi essencial para esse sucesso”.                                                                                

E a proposta da Prefeitura na gestão 2021/2024 é visar ainda mais o fortalecimento de ações ligadas aos patrimônios materiais e imateriais e da cultura do município aquinense, em função da perpetuação da história de São Tomás de Aquino.