A ACISSP (Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso), através da ACISSP Agro, organizou o primeiro grupo de certificações de produção entre seus associados. Sete produtores rurais com suas propriedades participaram de todas as etapas e receberam os seus certificados na tarde de quinta-feira, 5 de setembro.
A Rainforest Alliance Certification (Certificação da Aliança para as Florestas Tropicais) é um selo de sustentabilidade que garante que produtos e serviços são produzidos de forma responsável, respeitando o meio ambiente, os trabalhadores e as comunidades locais.
Essa certificação é concedida pela Rainforest Alliance, uma organização não governamental que trabalha para conservar a biodiversidade e garantir meios de subsistência sustentáveis em todo o mundo.
Para obter a certificação, as empresas devem atender a uma série de critérios rigorosos relacionados à conservação da biodiversidade, aos direitos trabalhistas, à gestão sustentável de recursos naturais e ao bem-estar das comunidades locais. Esses critérios são baseados em padrões internacionais e são avaliados por auditores independentes. No caso da ACIS SP Agro a auditoria foi realizada pela Savassi Agronegócios e todo o acompanhamento, processo, documentação e orientação realizado pela JNC Certificações.
A certificação traz uma série de benefícios tanto para as empresas certificadas quanto para os consumidores. Para as empresas, a certificação pode abrir portas para novos mercados, aumentar a visibilidade da marca e melhorar a reputação. Além disso, a certificação também pode ajudar as empresas a melhorar suas práticas de sustentabilidade e reduzir seu impacto ambiental.
Para os consumidores, a certificação é uma garantia de que os produtos que estão comprando foram produzidos de forma responsável. Isso significa que esses produtos não contribuem para o desmatamento, a degradação do solo, a poluição da água ou a exploração de trabalhadores. Além disso, a certificação também pode ajudar os consumidores a fazer escolhas mais conscientes e sustentáveis.
O grupo de certificação formado pela ACISSP Agro contou com as seguintes propriedades:
Fazenda Riacho Doce e outras - José Márcio Colombarolli
Fazenda São João e Outras - João Carlos Pieroni
Fazenda Boa Vista - Alexandre Oliveira
Fazenda Resfriado - José Carlos de Almeida
Fazenda Pedra Santa - João Baptista Marques
Fazenda Posses - João Batista Guerra
Fazenda Santa Luzia - José Francisco Tonin
Durante a entrega dos certificados, o presidente da ACISSP, Dr. Matheus Colombaroli destacou a atuação no agro e a diversidade de ações no setor. “Desde que assumimos temos voltado nosso olhar para a necessidade de atuação no agronegócio em nossa cidade. Sabemos a importância do agro na economia local e as ações que temos feito são no sentido de incentivar o setor, dar visibilidade e apoio aos produtores e trabalhadores rurais, desde as feiras aos cursos em parceria com Senar. Com a certificação das propriedades damos um passo para ampliar o mercado de comercialização do café produzido por esses cafeicultores e a certeza para o mundo de que, além de termos café de excelente qualidade, a sua produção segue todos os critérios estabelecidos internacionalmente”, destacou.
O diretor de Agronegócios da associação, Gilson de Souza, citou a atuação no agro. “Avançamos muito da porteira pra dentro, ou seja, nas propriedades temos ações de melhoria da qualidade, da produtividade e agora da certificação. Nosso trabalho está voltado também para a porteira pra fora, para que possamos ampliar nossa atuação e termos condições de colocar o café da nossa região com a garantia de qualidade e técnicas de manejo e produção exigidas pelo mercado”, finalizou.
O cafeicultor José Márcio Colombaroli destacou a importância da certificação e a possibilidade de fazer todo o processo em conjunto através da ACISSP. “A grande vantagem é melhorarmos os processos. Quando fazemos melhor uma vez buscamos sempre avançar, melhorar e não regredir. Fiquei feliz em chegar em minha propriedade e ver que tudo o que foi exigido foi cumprido e tenho certeza que esse processo é irreversível”, analisou.
Já o produtor Alexandre Oliveira destacou que sem o grupo de certificação formado pela ACISSP Agro dificilmente conseguiria o selo. “Eu já fui certificado de 2012 a 2016 e dificilmente eu conseguiria voltar a certificar minha produção sem o grupo formado aqui na associação, pois o investimento sozinho é muito alto, e no grupo, com os custos compartilhados, ficou acessível para que eu pudesse certificar minha propriedade”, concluiu.
A ACISSP Agro está formando um novo grupo de fazendas para certificação de propriedades para a safra 2024/2025. Os interessados podem entrar em contato com a associação através do WhatsApp (35) 3539-4400 ou ir direto na avenida Oliveira Rezende, nº 1.350.
(Assessoria de Imprensa ACISSP/CDL)