CURTAS EDIÇÃO 2848

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 11-09-2024 06:59 | 1265
Foto: Arquivo

Insegurança
Furtos e roubos foram registrados nos últimos dias em São Sebastião do Paraíso, deixando rastros de prejuízo. Uma lanchonete-restaurante foi assaltada na Lagoinha quando funcionários fecharam o estabelecimento na noite de sábado. Também foram dois assaltantes que no início da noite de domingo tomaram a caminhonete Chevrolet S10 de um advogado na Praça da Saudade. Dentro do veículo também estavam outros pertences.

Motos
No final de semana, conforme registros, duas motocicletas, uma com placa de Paraíso, outra de Passos foram furtadas, segundo informações por dois irmãos, um maior, outro menor de idade. As motos estavam escondidas em matagal e foram oferecidas para dois jovens que as procuravam quando foram flagrados por policiais. Mas os furtos não ficaram só nisso.

De clientes
Domingo um mecânico foi informado que sua oficina estava com a porta de aço aberta, e constatou ter sido arrombada. Foram levadas duas motocicletas de clientes, uma Honda Falcon cor preta, placa de Itamogi, e uma Honda Falcon prata, de Paraíso. Câmeras de monitoramento próximas à oficina registraram que por volta das três horas da madrugada apareceram dois suspeitos.

Projeto retirado
Projeto de lei, autoria do vereador Vinício Scarano que previa a inclusão da matéria Ciência do Direito como tema complementar nas atividades escolas da rede pública municipal de São Sebastião do Paraíso foi arquivado na sessão de segunda-feira, 9. O parecer pelo arquivamento por parte da Comissão de Finanças, Justiça e Legislação, e antes da votação Vinício solicitou a retirada de pauta, e fosse encaminhado ao chefe do Executivo como indicação, para possível envio àquela Casa, futuramente.

Ventiladores
O vereador Sérgio Aparecido Gomes indicou na sessão ordinária de segunda-feira, 9, sejam instalados ventiladores na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Disse ser ter sido procurado por usuários com esta reivindicação, notadamente pelo intenso calor feito nos últimos dias.

Sinalização
Vereador Luiz de Paula reiterou pedido à Concessionária Nascentes das Gerais para que sejam colocadas placas indicativas entre o posto de combustíveis na MG 050 e a avenida Washington Martoni, indicando que para seguir sentido Ribeirão Preto, deve ser feita conversão à esquerda. Acrescentou que condutores de veículos têm feito confusão e adentrando para Paraíso. “Dia desses uma carreta bitrem estava travada próximo ao Hotel das Acácias”, exemplificou.

Mobilidade urbana
O vereador presidente, José Luiz das Graças (Mercado Érika), afirmou que a questão de vias públicas em Paraíso precisa ser discutida, uma norma específica que regulamente a questão das larguras, de modo a ser vedado qualquer projeto contendo medida inferior à que ficar estabelecida. Zé Luiz mencionou que em algumas vias não há condições de serem estacionados principalmente veículos de maior porte, e há constantes reclamações.

Arborização
Um plano municipal de arborização no município paraisense foi sugerido pelo vereador Vinício Scarano. Tenho andado e só se vê árvores sendo retiradas em vias públicas. Ele sugeriu seja fomentado pela Prefeitura e também pela iniciativa privada “algo relevante para deixar a cidade mais arborizada”.

Parque ecológico
Dirigindo-se ao vereador Biju, que conjuntamente com ele foi autor do projeto, Vinício disse que “o nosso parque que tentamos desde o início, e um escritório doou o projeto que ficou sensacional, não foi implementado”. Peço ao Executivo municipal e faço apelo às instituições privadas que nos ajudassem nesse tema tão importante. Há tempo que estamos falhando como pessoas, ser humanos em relação a isso, disse.

Antiecológica
Em aparte, Biju acrescentou que asfalto em cima de bloquete é medida antiecológica, vai contra o meio ambiente e isso acontece demais em Paraíso. “A maneira de equilibrar é o plantio de árvores, é uma forma de mitigar este calorão, mas até agora nada foi feito”.

Doze por cento
Sobre questão ambiental, semana passada, Paraíso esteve na chamada área vermelha divulgada pelo INMET, Instituto Nacional de Meteorologia entre os mais de 570 municípios com umidade do ar abaixo de 12% quando o ideal segundo a Organização Mundial de Saúde é 60%.

Não replantam
Quanto o plantio de árvores, José Luiz das Graças observou que devem ser escolhidas espécies apropriadas, justificando que cortes em árvores em Paraíso ocorrem porque raízes de árvores tem afetado calçadas e até mesmo alicerces de imóveis. A vereadora Cidinha Cerize em aparte disse não concordar com corte, mas se houver necessidade, o correto é se proceder o replantio. Cortam o tronco, não refazem a calçada, não retiram as raízes e não plantam outra no lugar, disse Cidinha.

Áreas institucionais
Vereador Lisandro Monteiro sugeriu o plantio de árvores em áreas institucionais da cidade, lembrando que muitas estão abandonadas, só servem para ser jogado lixo. Mencionou como exemplo positivo o zelo de moradores com árvores que foram plantadas (mutirão) ao redor onde foi construído o gabião. As árvores estão lindas, dá gosto ver. Fazem a parte deles na parte de cima, mas ao fundo que compete ao município, deem uma chega lá para vocês verem como está, disse Lisandro.