A Congregação das Irmãs de Santa Doroteia é uma congregação de religiosas católicas, fundada em 12 de agosto de 1834, em Quinto, na Itália, por Santa Paula Frassinetti. Inicialmente foram nominadas de “Filhas da Santa Fé” e, no ano seguinte, assumiram o nome definitivo de “Irmãs de Santa Doroteia”. Atualmente, as Irmãs Doroteias estão presentes em várias partes do mundo, trabalhando em colégios, paróquias e comunidades carentes.
Neste ano, o Colégio Paula Frassinetti comemorou os 190 anos de Fundação da Congregação de Santa Doroteia, prestando uma homenagem às Irmãs. Por todo o dia, foram vivenciados momentos de agradecimento, nessa trajetória de mulheres que doaram a sua vida em nome da fé.
Logo cedo, a coordenadora do SOR – Serviço de Orientação Religiosa, Cristina Preto, e as Irmãs Maria Cabral e Iraíde de Almeida foram entrevistadas nos estúdios da Rádio Massa FM, sobre a importância e a história da Congregação. Ainda pela manhã, houve homenagem dos alunos do Fundamental II e do Ensino Médio: representantes das turmas levaram rosas e um porta-retrato para as religiosas, com as imagens da Casa de Quinto, do Colégio e de cada Irmã.
À tarde, houve a celebração com alunos do Infantil e do Fundamental I, que prepararam apresentações especiais e homenagearam as Irmãs de Santa Doroteia com muita música, sob a regência da professora Ângela Cardoso. Em cada música, em cada oração, o sentimento de agradecimento pela devoção das Irmãs, no cumprimento do trabalho de educar, seguindo a via do coração e do amor.
Para finalizar o dia festivo, à noite, foi realizada a missa na Capela do Colégio, em Ação de Graças pela data. “As queridas Irmãs são a presença viva de Santa Paula entre nós. E nós, como filhos e filhas dessa família, somos a extensão da missão que nasce da vontade de Deus. Nessa família se cultiva o amor, a fé, a coragem, a humildade, a caridade, o acolhimento, a firmeza, a suavidade, traços do carisma de Paula que se tornam visíveis na conduta de cada uma delas”, analisa Cristina Preto.
As Irmãs homenageadas pelos alunos, professores e funcionários do Colégio Paula Frassinetti foram: Irmã Áurea Lázara de Vilhena, Irmã Iraíde Maria de Almeida, Irmã Isabel Maria de Jesus, Irmã Lourdes Silva, Irmã Luzia Conrada Duarte, Irmã Maria Aparecida da Silva, Irmã Maria Cabral de Jesus, Irmã Solange Ferro de Morais e Irmã Theresa da Silva. Sobre as comemorações da fundação e as homenagens prestadas, a Diretora Pedagógica do Colégio, Jaqueline Izá, afirma que “a presença de toda Comunidade Educativa Doroteana, Irmãs e leigos, nas mais diferentes localidades do país e do mundo, acolhe a participação, neste momento dos 190 anos, como um presente de Deus, que nos permitiu fazer parte de uma obra tão significativa para a missão evangelizadora”.
SOBRE SANTA PAULA FRASSINETTI
Nasceu em Gênova, Itália, em 3 de março de 1809 e fundou a Congregação das Irmãs de Santa Doroteia, dedicando sua vida à educação e à fé. Suas ações inspiradoras incluíram cuidar dos doentes durante uma epidemia de Cólera e enfrentar tempestades para proteger suas Irmãs e alunas. As Irmãs da Congregação de Santa Doroteia continuam com os ensinamentos de Santa Paula Frassinetti e o seu legado na educação cristã, educando gerações com base nos valores de justiça, fraternidade e cidadania. Ela foi beatificada em 1930 e canonizada em 1984.