POLEPOSITION

Projeto ambicioso da Aston Martin para vencer na F1

Por: Sérgio Magalhães | Categoria: Esporte | 14-09-2024 04:02 | 165
Adrian Newey (E) posa ao lado do bilionário Lawrence Stroll, dono da Aston Martin
Adrian Newey (E) posa ao lado do bilionário Lawrence Stroll, dono da Aston Martin Foto: Divulgação

A Aston Martin colocou a cereja no seu próprio bolo. A peça que faltava para completar o ambicioso projeto de seu dono, Lawrence Stroll, em elevar a equipe britânica no topo da F1. Adrian Newey, o designer mais vitorioso da história da F1 e desejado por todos, será o novo projetista da equipe a partir de março do próximo ano. Depois de anunciar em maio o desejo de deixar a campeoníssima Red Bull, Newey foi sondado por várias equipes. Especulou-se que seu destino fosse a Ferrari para trabalhar com Lewis Hamilton, mas foi o bilionário canadense, Lawrence Stroll, quem fisgou o projetista dono de 25 títulos na F1 sendo 12 de Construtores por Williams, McLaren e Red Bull, e 13 de Pilotos com Nigel Mansell (1992), Alain Prost (1993), Damon Hill (1996), Jacques Villeneuve (1997), Mika Hakkinen (1998/99), Sebastian Vettel (2010/11/12/13) e com Max Verstappen em (2021/22/23).

Especula-se que Newey receberá cerca de 30 milhões de libras esterlinas (R$221 milhões) anualmente por um contrato de cinco anos. De quebra, o britânico de 65 anos não será apenas o responsável pelo projeto dos carros da Aston Martin na F1, mas também acionista com a função de sócio-técnico-gerente. A participação acionária e o comprometimento do dono da equipe com as modernas instalações da nova fábrica e o ultrassofisticado túnel de vento, o mais moderno da F1, que deverá ser inaugurado até o final deste ano, tornaram-se irrecusáveis para Newey.

A participação acionária das equipes por onde passou sempre foi um desejo de Adrian Newey e a recusa de Frank Williams teria sido o motivo de o engenheiro/designer ter deixado a equipe em uma época de vacas-gordas depois de conquistar os campeonatos de 92/93/94/96/97 e rumado para a McLaren. Na Red Bulll desde 2005, Newey foi um dos pilares na construção da equipe em projeto não menos ambicioso do falecido Dietrich Mateschitz, algo que se assemelha à proposta de Stroll em tornar a Aston Martin vencedora. Newey participou de todos os campeonatos de Construtores e de Pilotos que a Red Bull conquistou. Mas com a morte de Mateschitz em 2022 e as disputas internas pelo poder na equipe, fez Newey se sentir um tanto de lado e decidiu que era hora de pegar o boné e curtir a vida ao lado da família até que Stroll entrasse na jogada para adiar sua aposentadoria.

Os dois costumavam se encontrar nas academias dos hotéis por onde a F1 passa, “ele estava na bicicleta e eu na esteira tentando alcançá-lo”, disse Stroll que considera “pechincha” o salário que vai pagar a Newey por tudo que o ex-Red Bull trará à Aston Martin. Aqui cabe um parêntese: (o salário de Newey só não é maior que o de alguns pilotos como Hamilton, Verstappen e Leclerc).

“Nunca tive tanta certeza sobre uma decisão que tomei em meus 40 anos no mercado”, disse Stroll que vem do ramo da moda e é conhecido por recuperar grandes marcas com dificuldades financeiras. Em 2018 ele comprou a Force India que estava à beira da falência e na sequência salvou a montadora Aston Martin que passava por dificuldades e com o espólio da Force India transformou-a na equipe Aston Martin de F1.

Toda ambição de Lawrence Stroll tem como pano de fundo o sonho de fazer o filho, Lance Stroll, campeão da F1, mas aí o buraco é bem mais embaixo porque o companheiro de Fernando Alonso na Aston Martin é daqueles que só está na categoria porque é filho do dono da equipe.

Além de Adrian Newey, a Aston Martin já tem em seu staff Andy Cowell, guru dos motores Mercedes, Enrico Cardile, chefe de tecnologia da Ferrari, Dan Fallows (diretor-técnico) que foi chefe de aerodinâmica na Red Bull, e a equipe terá parceria exclusiva da Honda no fornecimento de motores a partir de 2026. Pelo menos no papel, tudo está como manda o figurino para a Aston Martin vencer corridas e campeonatos. A questão é quanto tempo será necessário para surtir os resultados?

A F1 disputa neste final de semana o GP do Azerbaijão, 17ª de 22 etapas do campeonato, abrindo o terço final da temporada com o Mundial de Construtores totalmente indefinido com apenas 8 pontos separando a McLaren da líder Red Bull, e a Ferrari 39 pontos atrás. O Mundial de Pilotos também segue aberto apesar da vantagem confortável de Verstappen com 62 pontos sobre Lando Norris, da McLaren que decidiu priorizar seu piloto a partir desta corrida.