CURTAS EDIÇÃO

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 14-09-2024 03:57 | 1293
Foto: Arquivo

Compromisso
Termo de Compromisso com o Setor Produtivo Paraisense foi apresentado pela ACISSP aos candidatos a prefeito, Alex Rossetti e Marcelo Morais por ocasião do debate realizado na noite de 29 de agosto. Ambos se comprometeram, uma vez eleitos, cumprir os 14 itens constantes no termo, levantados pela Associação junto a associados, abordando planejamento urbano, visão de futuro, apoio ao comércio, indústria, serviços e agro, além de temas, por exemplo, apoio às faculdades e universidades, em especial à UFLA.

Apenas 7
O Termo de Compromisso também se estende a candidatos à Câmara Municipal de Paraíso. São mais de 120 candidatos, postulantes à vagas no Legislativo, e  houve indeferimento de registros de candidaturas. Até na tarde de sexta-feira, 13, apenas sete candidatos à vereança haviam assinado Termo.

Guarda atropelado
Um guarda civil municipal de 48 anos ficou ferido na noite de quarta-feira após ser atropelado por um adolescente de 16 anos que conduzia uma bicicleta motorizada em São Sebastião do Paraíso. O incidente ocorreu nas proximidades da Unidade de Pronto Atendimento - UPA. O guarda estava em serviço na UPA e teria avistado o adolescente empinando a bicicleta. Deu ordem de parada, mas o jovem não acatou, o guarda caiu e disse ter sido arrastado por alguns metros.

“Deseliquilibrou-se”
A versão do ciclista empinador é outra. Afirmou ter se assustado com a repentina presença do guarda, quando conversava com um amigo próximo à UPA, e quis pinotear. No dizer do adolescente, o guarda se desequilibrou e caiu vindo a machucar a mão e as pernas. O ciclista empinador não se feriu.

Chuva-preta
A chegada de uma nova frente fria na Região Sul, associada à presença em larga escala de fuligem na atmosfera, pode ocasionar um fenômeno conhecido como “chuva preta” em algumas localidades do sul e sudeste do país. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta que essa água pode apresentar contaminantes, não sendo, portanto, adequada ao consumo e prejudicial ao meio ambiente. A chuva preta deve atingir principalmente Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, mas pode se estender a outras áreas, como Mato Grosso do Sul e estados do Sudeste.

Tem dado canseira
A chapa “Experiência com Inovação” efetivamente ainda não colocou sua campanha na rua em Paraíso, quem diria, por conta de desavenças internas na Federação Brasil da Esperança, da qual fazem parte PT – PC do B – PV). O pomo da discórdia foi a não concordância do PT com a candidatura do petista Professor Alípio Mumic Filho, como vice, na chapa encabeçada por Alex Rossetti (PV). A militância tem dado serviço para a Justiça Eleitoral. Candidatura de Alipinho foi registrada e cassada algumas vezes.

Indeferiu de novo
Argumentos e contra-argumentos têm girado no tocante à suposta infidelidade partidária, pelo fato de Professor Alípio não ter acatado posicionamento do diretório municipal do PT em Paraíso, que se posicionou contrário dele ser vice na chapa de Alex, e a insistência do Professor gerou processo de expulsão, e consequentemente indeferimento de sua candidatura. Com ficha partidária no PT desde junho de 1991, de uma hora para outra seu nome deixou de constar como filiado Recorreram da decisão, e foi restabelecido o registro. Domingo passado, dia 8, novo indeferimento pela Justiça Eleitoral

MPE acatou
“O Ministério Público Eleitoral, entendendo ter havido desrespeito por parte do candidato em relação à decisão do partido em âmbito municipal em não promover candidaturas ao cargo majoritário, bem como pelo fato de não haver sido preenchido o requisito de filiação deferida pelo partido pelo prazo de seis meses anteriores ao pleito, manifestou-se pelo indeferimento do pedido de registro, juntando documentos anexos, apresentados ao órgão ministerial pela presidência do Partido dos Trabalhadores de São Sebastião do Paraíso”.

Recorreu
A chapa “Experiência com Renovação” recorreu da decisão da Juíza Eleitoral, Elisandra Alice dos Santos Camilo da 260ª Zona Eleitoral, ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), recurso protocolado no dia 12, e ainda está no prazo legal para análise.

MEMÓRIA PARAISENSE
Em 16 de setembro de 1901, pela Lei Estadual n.º 319 o Distrito de Santa Cruz das Areais foi transferido do município de São Sebastião do Paraíso para o de Jacuí. Em 1.º de março de 1963 foi elevado à categoria de município com denominação de Fortaleza de Minas. (Efemérides Paraisenses)