PARLAMENTO JOVEM

Estudante de Paraíso representa cidade no Parlamento Jovem de Minas

Jovem de 17 anos compartilha experiências enriquecedoras e destaca a importância da participação política juvenil
Por: Ralph Diniz | Categoria: Política | 27-09-2024 17:46 | 311
Maria Fernanda foi a representante da Escola do Legislativo de Paraíso no evento na capital mineira
Maria Fernanda foi a representante da Escola do Legislativo de Paraíso no evento na capital mineira Foto: Reprodução

Na última semana, Maria Fernanda Montanhini Machado, de 17 anos, aluna da Escola Estadual Benedito Ferreira Calafiori em São Sebastião do Paraíso, representou sua cidade no evento estadual do Parlamento Jovem de Minas Gerais (PJ Minas). A experiência não apenas ampliou seus horizontes políticos, mas também reforçou a importância da participação juvenil na política.

O PJ Minas, uma das maiores iniciativas de participação legislativa jovem do país, completou sua 20ª edição este ano, focando no tema "Melhorias no ensino escolar". O evento, desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais em parceria com câmaras municipais e com o apoio da PUC Minas, reuniu 150 jovens representantes de 133 municípios.

Maria Fernanda, que conheceu o projeto em 2023 durante uma apresentação em sua escola, viu no PJ Minas uma oportunidade única de aprofundar seus conhecimentos sobre política. "Eu sempre gostei muito de política, mas nunca me aprofundei no assunto. Quando eles foram na escola, foi a oportunidade perfeita de eu começar a entender um pouco mais sobre a política como um todo", compartilha a jovem.

Os encontros do PJ Minas, segundo Maria Fernanda, são dinâmicos e enriquecedores. Além de promoverem a interação entre estudantes de várias escolas, oferecem um aprendizado valioso sobre o funcionamento da política. "O que eu mais tiro de aprendizado talvez seja o conhecimento sobre a política mesmo, porque hoje em dia os jovens não buscam saber sobre isso, mas eu acho um assunto muito importante que a gente tem que tratar", ressalta.

A experiência de representar São Sebastião do Paraíso em Belo Horizonte foi descrita por Maria Fernanda como uma das melhores de sua vida. "Foi incrível, tudo. A gente conhece muitas pessoas, se apega a pessoas que são de várias cidades. Eu conheci cidades que eu nem sabia que existiam", relata entusiasmada.

Além do aspecto social, o evento proporcionou discussões profundas sobre propostas levadas pelos jovens. "A gente discute muito sobre as propostas que a gente leva lá, tudo muito organizado. A gente consegue tirar a base de várias coisas, vários assuntos que realmente precisam ser discutidos", explica Maria Fernanda.

O documento final do evento, aprovado na sexta-feira, 20, contém 12 propostas priorizadas que serão encaminhadas para análise da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. As sugestões abrangem temas como melhorias no ambiente de ensino-aprendizagem, enfrentamento das desigualdades educacionais e fortalecimento da gestão democrática nas escolas.

Entre as propostas aprovadas, destacam-se a contratação de psicólogos para escolas, incentivo à qualificação docente, investimento em tecnologias educacionais, educação sexual e antirracista, e fortalecimento dos grêmios estudantis. Para Maria Fernanda, o PJ Minas não apenas a fez sentir-se ouvida, mas também mostrou como a política pode ser acessível e importante para os jovens. "Lá é um lugar que você pode se expressar, pode debater, pode mostrar a sua opinião sem ser julgado", afirma.

A jovem acredita que o projeto tem o poder de formar cidadãos melhores e mais atuantes. "O parlamento mostra pra gente como a política realmente funciona. Ela não coloca como se a política fosse um mal da sociedade, sabe? Como a sociedade mesmo coloca. Ela mostra realmente a verdade".

Maria Fernanda conclui enfatizando a mensagem de empoderamento que o PJ Minas transmite aos jovens: "Eles mostram que a gente é capaz. E eu acho que isso é a coisa mais importante, porque muitos jovens acham que não são capazes de estar lá em cima, de não ter conhecimento, mas todo mundo é capaz de estar lá em cima, sabe? Todo mundo merece ser representado”.