CURTAS EDIÇÃO 2853

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 28-09-2024 09:42 | 1253
Foto: Arquivo

“Sob Júdice”
Há candidato a cargo eletivo nas eleições de outubro, cujos pedidos de registro foram negados pela Justiça Eleitoral, mas continuam pedindo votos, como a desconhecer a decisão. Nesse caso estando a candidatura sob Júdice, acaso tenham votos suficientes para serem eleitos, será feita análise. Se os seus argumentos não convencerem os julgadores, os votos recebidos serão nulos, e sequer serão informados.

Cinco “inaptos”
Em São Sebastião do Paraíso, colégio eleitoral com 51.962 eleitores aptos, foram solicitados 126 registros de candidaturas a vereador em disputa à 11 cadeiras na Câmara. Conforme consta no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cinco foram canceladas, cassadas indeferidas, ou renunciada. Aparecem como “inaptos”.

Colégio Eleitoral
A 260ª Zona Eleitoral que totaliza 73.948 eleitores, além de São Sebastião do Paraíso abrange os municípios de Itamogi com o segundo colégio eleitoral, 9.389 eleitores, Jacuí com 6.533 eleitores e São Tomás de Aquino com 6.064 eleitores. Em 2020 na 260.ª  Zona era composta por 71.465 eleitores.

Preocupante
A queda na produção no setor agro, tendo em vista prolongado período de altas temperaturas e falta de chuva já é vista com preocupação pelo setor. No tocante à cafeicultura, especialistas e experientes produtores admitem que a safra 2025 poderá ser prejudicada. Mesmo com previsão de chuvas para os próximos dias, o temor é que se não houver continuidade, suficiente para molhar bem as lavouras, poderá haver queda drástica na produção. Indo mal para o agro, significa menos dinheiro para circular no município, e menos recursos para os cofres públicos com o retorno na participação de impostos.

Inaugurados
Ano passado, no dia 18 de outubro, em clima de comemoração aos 202 anos da fundação de São Sebastião do Paraíso, com a presença do secretário de Estado da Saúde, Fábio Baccheretti, em solenidade no Teatro Municipal “Sebastião Furlan” foram inaugurados em clima festivo o Posto de Coleta de Sangue e o Laboratório Municipal de Análises Clínicas. No dia 4 de julho deste ano em curso, Baccheretti retornou a Paraíso, para, o segundo tempo da inauguração do Posto de Coleta, que, na realidade entrou em funcionamento em agosto.

E o Laboratório?
Quanto ao Laboratório de Análises Clínicas que conforme chegou ser ventilado, iria funcionar anexo, ou pelo menos próximo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), não se teve mais notícia, não obstante no próximo dia 18 do mês entrante, estarão completos doze meses do ato solene, que contou com pronunciamentos emocionados.

Na terça-feira
A exigência do documento anual de veículos com finais de placa 4, 5 e 6 começa na próxima terça-feira (1/10). A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), por meio da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), faz um alerta aos proprietários de veículos sobre a importância de manter a documentação em dia. Dúvidas sobre o documento podem ser sanadas em atendimento on-line.

MEMÓRIA PARAISENSE
Há exatos 110 anos (27 de setembro de 1914) nascia em São Sebastião do Paraíso o Professor, poeta e político, Ary Emygdio de Lima. Considerado o Catulo da Paixão Cearense mineiro, Ary de Lima destacou-se com as obras “Sol Poente”, “E o Sertão Ressuscitou”, “Poemas a Maringá”, “Meu Brasil Brasileiro”, entre outras. Autor das letras dos hinos dos municípios de São Sebastião do Paraíso, Sinop (MT), Loanda (PR) e Maringá (PR) cidade onde se radicou e exerceu vereança e presidiu a Câmara em 1969. Deputado Federal entre 1971 a 1975. Membro da Academia de Letras de Maringá. Faleceu naquela cidade em 1998. (Efemérides Paraisenses).