POLEPOSITION

McLaren não vence campeonato de construtores há 26 anos

Por: Sérgio Magalhães | Categoria: Esporte | 12-10-2024 21:46 | 18
Mika Hakkinen vence o GP do Japão de 98 e a McLaren conquista seu último título de construtores
Mika Hakkinen vence o GP do Japão de 98 e a McLaren conquista seu último título de construtores Foto: F1

Lá se vão 26 anos que a McLaren não vence o Mundial de Construtores da F1. O último foi em 1998 com a dupla Mika Hakkinen e David Coulthard. Uma matéria do site oficial da F1 nesta semana trouxe uma lista de fatos e acon-tecimentos ocorridos no mundo na última vez que a equipe de Woking, na Inglaterra, levantou o seu último caneco entre as equipes. Uma delas, o nascimento do Google, importante site de buscas que todo mundo conhece muito bem.

Naquele tempo a internet já existia, mas ainda engatinhava. O Google continua sendo o maior site de buscas do universo online, e curiosamente é o atual patrocinador master da McLaren.

Enquanto o finlandês Hakkinen também levantava a primeira de suas duas taças de campeão de pilotos com 8 vitórias e 100 pontos no total numa época em que cada vitória valia apenas 10 pontos (hoje são 25), e Coulthard terminava o ano em 3º atrás de Michael Schumacher, com a Ferrari, a atual dupla de pilotos da McLaren sequer havia nascido. Lando Norris, atual vice-líder do campeonato, veio ao mundo um ano depois da última conquista de sua equipe; e Oscar Piastri nasceu em 2001, em Melbourne, na Austrália.

Dos campeões da F1 que estão na ativa, Fernando Alonso já tinha 17 anos e ingressava nas categorias de base depois de vencer campeonatos de kart. Lewis Hamilton tinha 13, também impressionava no kart e já havia seduzido o sisudo Ron Dennis durante uma premiação de fim de ano em que teve a ousadia de dizer ao então chefe da McLaren que “um dia pilotaria para sua equipe”. Dennis não só levou a sério a fala daquele garoto de origem humilde, como o adotou no programa de pilotos da McLaren. Dito e feito, Hamilton deixou a sua marca na equipe britânica dez anos depois com o primeiro de seus 7 títulos e dezenas de vitórias antes de mudar para a Mercedes. E Verstappen era apenas um bebê de um ano de idade.      

A última conquista da McLaren sucedeu o fim da fase de sucesso da Williams, campeã de 1997, e que de lá para cá não venceu mais nenhum campeonato e luta no fundo do pelotão para entrar novamente nos trilhos, a exemplo da equipe rival.

2023 foi um ano que começou bastante complicado para a McLaren, mas a equipe se reorganizou e muito desse trabalho teve o dedo e a visão de Gil de Ferran que faleceu prematu-ramente no final do ano passado. Todos na McLaren reconhecem o trabalho do brasileiro em apontar as falhas e apresentar soluções que estão surtindo resultados.

A McLaren não liderava um campeonato de Construtores desde a abertura da temporada de 2014 quando somou 33 pontos com o 2º lugar de Kevin Magnussen e o 3º de Jenson Button. De lá para cá, somente no GP do Azerbaijão deste ano a equipe voltou a liderar entre as equipes e abriu 41 pontos de vantagem sobre a Red Bull, restando 6 corridas e três Sprints.

O título de Construtores para a McLaren é algo bastante provável à medida em que a equipe tem contabilizado regularmente muito mais pontos com sua dupla de pilotos e o mesmo não se pode dizer da Red Bull em que Sergio Pérez fica devendo, e Verstappen, sozinho, já não consegue manter a equipe no topo como no ano passado devido à queda de rendimento de seu carro.

Piastri ocupa a 4ª colocação no campeonato com 237 pontos, mas  é o único piloto até aqui a completar todas as voltas e marcar presença em todos os Q3, o bloco final das definições do grid de largada do sábado. E Norris, apesar de alguns tropeços em largadas, não tem decepcionado. Já o campeonato de Pilotos em que Norris tenta se aproximar de Verstappen, a gordurinha que o holandês acumulou lá no começo da temporada ainda o mantém em posição confortável rumo ao tetracampeonato se algo extraordinário como um abandono e vitória de Norris não acontecer. 52 pontos separam os dois (331 a 279) e 180 pontos estão em jogo até o GP de Abu Dhabi.

E assim, um campeonato que começou com cara de monótono, ganhou vida a partir do GP de Miami quando a McLaren cresceu a partir de uma atualização que deu tão certo que expôs os defeitos que estavam camuflados nos carros da Red Bull.