CURTAS EDIÇÃO 2858

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 16-10-2024 09:21 | 991
Foto: Arquivo

“Gerou surpresa”
Em entrevista que o “JS” publica nesta edição, o vereador eleito, Roney Vilaça disse que tem se preparado intensamente para o exercício do cargo. Tem estudado a Lei Orgânica do município e o Regimento Interno da Câmara. Segundo mais votado, obteve 1.710 votos, ele admite que a expressiva votação recebida, gerou surpresa em alguns setores políticos de Paraíso. Ente que refletiu a importância que a população atribui à segurança pública, e ao desejo por representantes comprometidos com o bem-estar social.

Aproximar
Noutro ponto da entrevista, Vilaça pretende aproximar a Câmara da comunidade, dando publicidade aos atos administrativos, e apresentando pautas de interesse público a serem implementadas. “Os poderes devem ser harmônicos e independentes entre si. A ninguém interessa ter um Legislativo fraco, não é saudável para a democracia”.

E complementa ...
“É plenamente possível haver parceria forte entre Executivo e Legislativo, mantendo a autonomia da Câmara em trabalhar suas próprias pautas, sem transparecer a população a sensação de que se tornou um poder meramente figurativo, responsável por apenas carimbar ações vindas do Executivo”, pontuou Roney Vilaça.

Lembrete
O vereador Marcos Vitorino (Marcão) lembrou na sessão da Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso que na semana passada, proprietários e moradores no Recanto Feliz fizeram questionamentos naquela Casa sobre a instalação de energia elétrica naquele loteamento rural, pendenga que se arrasta há mais de 18 anos. Marcão disse que o vereador Lisandro Monteiro ficou de procurar o gerente regional da Cemig, e questionou seus pares, como estava o andamento da questão. Prometemos ao pessoal do Recanto Feliz uma resposta pra hoje, disse o vereador.

Só assinar
Lisandro explicou que o engenheiro da Empresa Modelo Agropecuária imobiliária propôs receber vereadores na tarde desta segunda-feira, 14. Disse ter recebido a informação que faltava somente a assinatura do contrato com a empreiteira que estipulou o prazo até nesta quinta-feira para que seja mantido o que consta no contrato. Disse que contato foi feito com o gerente regional da Cemig.

Auxílio transporte
O estudante de jornalismo, Gustavo Theodoro protocolou ofício na Câmara Municipal de Paraíso, no qual sugere projeto de lei que concede auxílio transporte para estudantes universitários. O ofício foi direcionado ao vereador Pedro Delfante, como presidente da Comissão de Participação Popular. Delfante justificou que como o projeto envolve despesa financeira, não poderá ser apresentado por vereadores, pois compete ao prefeito, a quem o ofício será encaminhado.

“Inversões de valores”
Vereador Juliano Carlos Reis, o Biju, disse que estar havendo “inversões de valores em Paraíso”. Citou o caso de um trabalhador a quem encontrou recentemente. “Mãos calejadas, que refletiam o histórico de alguém que trabalha duramente”, que conseguiu folga num sábado, e por volta das 10 horas da manhã ligou o som em seu carro. E foi multado, pelo entendimento que o som estava alto. Mas aí vem a contradição, disse Biju. Um trabalhador toma multa por isso, e no complexo San Genaro o som também é alto, local onde há trabalhadores que precisam dormir, e ninguém faz nada, questionou.

Próximo ao governador
Biju disse que não consegue entender como são ostensivas intervenções de autoridades de segurança em relação a trabalhadores, e para casos que deveriam ser prioritários, não acontece nada. Há pouco tempo a Vila Formosa foi roubada por mais de um mês e as pessoas não tiveram nenhum amparo. Se há necessidade de melhor estrutura para que órgãos competentes ofereçam melhor segurança para os paraisenses, estamos aqui pra isso. Eu agora estou num partido juntamente com a vereadora Cidinha, e vereador Vinício, próximo ao governador, disse.

MEMÓRIA PARAISENSE
Em 17 de outubro de 1936 o jornal paraisense Libello do Povo, fundado em 14 de agosto de 1930, estava sob vigilância cerrada da censura instituída na Era Vargas. O delegado especial em São Sebastião do Paraíso encaminhou ofício aos seus superiores em Belo Horizonte, anexando recorte de artigo redigido pelo jornalista João Borges de Moura. Essa memória está preservada em documento arquivado na pasta n.º 4.980 do acervo do extinto Departamento de Ordem Pública e Social – DOPS – disponível no Arquivo Público Mineiro. (Efemérides Paraisenses).