Na manhã de quinta-feira, 24, foram entregues no presídio de São Sebastião do Paraíso certificados de qualificação profissional para 22 indivíduos privados de liberdade (IPL’s). O curso, ministrado pela empresa Metal Vale, que produz acessórios em metal para cintos e bolsas, também marcou a inauguração simbólica da empresa dentro da unidade prisional.
O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal, vereador Pedro Delfante, destacou a importância do projeto, que permite aos detentos trabalhar internamente, contribuindo para a remissão de suas penas e oferecendo qualificação para o mercado de trabalho.
“Esta é uma conquista importante pois, além de dar a oportunidade de os indivíduos saírem qualificados profissionalmente quando obterem a liberdade, também os que estão reclusos trabalharão internamente na empresa instalada dentro da unidade e terão remissão de suas penas, recebendo pelo trabalho, além de terem uma ocupação, tirando-os da ociosidade”, disse o vereador.
Estiveram presentes no evento o diretor da unidade, João Paulo Mantuani, a juíza da Vara Criminal, Edna Pinto, e o promotor Emílio Carlos Walter, entre outros participantes. A expectativa é que 25 internos comecem a trabalhar na Metal Vale, dentro do presídio, nas próximas etapas do projeto.