POLEPOSITION

Sexta-feira mamão com açúcar para a McLaren em Interlagos

McLaren domina treino livre e classificação para a corrida Sprint de sábado em dia que os novatos chamaram atenção
Por: Sérgio Magalhães | Categoria: Esporte | 01-11-2024 18:12 | 312
McLaren fez dobradinha em todas as sessões desta sexta-feira em Interlagos
McLaren fez dobradinha em todas as sessões desta sexta-feira em Interlagos Foto: Divulgação / McLaren

 

A equipe mamão papaia, como a McLaren é chamada por conta da cor de seus carros, dominou todas as sessões desta sexta-feira em Interlagos na abertura dos trabalhos para o GP de São Paulo de F1. No único treino livre que os pilotos tiveram ainda na manhã de hoje, Lando Norris que luta contra Max Verstappen pelo título desta temporada foi o mais rápido com 1min10s610, superando a marca do companheiro de equipe, Oscar Piastri em 0s181. E a grande sensação da primeira atividade do dia foi o novato Oliver Bearman, piloto reserva da Haas, chamado de última hora para substituir o titular Kevin Magnussen que apresentou problemas de saúde pela manhã e não teve condições de pilotar. Bearman que nunca andou na pista de Interlagos fez o terceiro melhor tempo, apenas 0s191 mais lento que a marca de Norris.

Com temperatura ambiente na casa dos 22ºC e 41ºC no asfalto, bem mais amenas que no período matutino, os carros voltaram para a pista na tomada de tempos para o grid da corrida Sprint que será realizada amanhã com largada às 11h pelo horário de Brasília.

Lando Norris comandou o primeiro bloco da classificação, o SQ1, semelhante ao da classificação para a corrida de domingo, porém, mais curto, com 12 minutos de duração. Norris fez o tempo de 1:09:477 com Piastri em 2º. Quinze pilotos avançaram para o bloco seguinte, e os cortados foram Fernando Alonso em 16º, Esteban Ocon em 17º, Yuki Tsunoda em 18º, Lance Stroll em 19º e Guanyu Zhou em 20º. Eles largam nestas posições amanhã.

Norris também foi o mais rápido no bloco seguinte, o SQ2, de apenas 10 minutos: 1:09:063, sendo 0s176 mais rápido novamente que Piastri em 2º. Foi uma sessão equilibrada com 13 carros dentro do mesmo segundo e avançaram os dez mais rápidos para decidirem a pole position. Os cortados foram Lewis Hamilton em 11º, Nico Hulkenberg em 12º, Sergio Pérez, ficando pelo caminho mais uma vez e vivendo seu inferno astral na Red Bull e na própria F1 em 13º. O argentino Franco Colapinto, em luto pela morte de seu avô ocorrida na quinta-feira, ficou em 14º e Valtteri Bottas em 15º.

Os que avançaram tiveram então apenas 8 minutos no SQ3 para definir a pole position, e Oscar Piastri cravou 1:08:899, o melhor tempo do dia. Lando Norris também vinha rápido, mas cometeu um pequeno erro e foi 0s029 mais lento e vai largar em 2º na primeira fila toda da McLaren. Charles Leclerc colocou a Ferrari em 3º e Max Verstappen com a Red Bull formam a segunda fila. Carlos Sainz com a outra Ferrari vai largar em 5º, com George Russell em 6º com a Mercedes. Na sequência, Pierre Gasly em 7º com a Alpine, e Liam Lawson com a RB, outro jovem piloto que nunca havia andado em Interlagos fazendo um bom trabalho, em 8º.

Alex Albon, da Williams, vai largar em 9º, e novamente Oliver Bearman brilhou em 10º, posição que poderia ser mais à frente se sua volta rápida não tivesse sido deletada por ultrapassar os limites da pista.