Uma disputa tensa entre Oscar Piastri, Lando Norris, Charles Leclerc e Max Verstappen marcou a corrida Sprint de Interlagos, a penúltima do ano. A próxima será no final do mês junto com o GP do Qatar. Norris venceu depois que Piastri cedeu a posição para o companheiro de equipe quando faltavam apenas duas voltas para o final. Verstappen terminou em 3º, mas recebeu uma punição de 5 segundos por não respeitar a distância para o carro da frente quando a pista ainda estava sob Safety Car Virtual. Assim, Norris reduziu mais três pontos a vantagem do holandês no Campeonato de Pilotos da F1.
Os quatro primeiros colocados fizeram um jogo de xadrez nas 24 voltas da minicorrida. Na largada, o pole position Oscar Piastri manteve a ponta, seguido por Lando Norris. Um pouco mais atrás Verstappen tentou sem sucesso superar Charles Leclerc no S do Senna.
Pelo rádio iniciou-se um diálogo entre Norris e o engenheiro. O britânico relatou que estava próximo do companheiro de equipe, mas não conseguia superá-lo. De volta ouviu “não vamos inverter a posição agora, apenas mantenha Leclerc atrás de você”.
Logo soube-se que a intenção da McLaren era levar a corrida até a última volta, quando então enviaria a ordem para seus pilotos inverterem as posições, no que pareceu um grande risco assumido. Na 9ª volta Norris estava mais para o 3º colocado, Leclerc, que se defendia dos ataques de Verstappen, do que para o líder, Piastri. A McLaren correu um risco desnecessário.
Na metade da minicorrida, com 12 voltas completadas, os oito primeiros que marcam pontos nas Sprints eram Piastri, Norris, Leclerc, Verstappen - separados por menos de 2 segundos -, Russell, Gasly e Liam Lawson.
Na 18ª volta Verstappen finalmente ultrapassou Leclerc na reta oposta do circuito de Interlagos e ficou com o caminho livre para atacar o concorrente ao título. Foi aí que a McLaren poderia ter sofrido menos se tivesse invertido as posições lá no começo e deixado Piastri à frente de Leclerc dando-lhe a abertura do DRS, o que tornaria mais difícil a ultrapassagem de Verstappen sobre o piloto da Ferrari.
Na 22ª volta a Haas de Nico Hulkenberg ficou parada na área de escape e antes que houvesse a intervenção do Safety Car Virtual, a McLaren ordenou a inversão de posições e Norris passou a ser o líder da corrida. Faltando duas voltas, a vitória de Norris estava praticamente garantida. Restaria a Piastri apenas segurar Verstappen para fazer a dobradinha. Segundos antes de a pista ser liberada do Safety Car Virtual, Verstappen atacou Piastri, mas não conseguiu ultrapassar e terminou em 3º. Após análise dos comissários, Verstappen recebeu penalidade de 5 segundos em seu tempo de corrida e caiu para a 4ª posição. Leclerc que havia terminado em 4º foi promovido ao 3º lugar.
Norris somou 8 pontos pela vitória contra 5 de Verstappen e assim a diferença entre eles foi reduzida de 47 para 44 pontos.
Carlos Sainz terminou em 5º, seguido por George Russell, Pierre Gasly e Sergio Pérez completando os oito primeiros colocados. Lewis Hamilton, que largou de 11º, terminou na mesma posição, uma à frente do argentino Franco Colapinto.
A programação do GP de São Paulo tem ainda neste sábado a classificação para a corrida de domingo a partir das 15h.