Por um Dia
Como parte do Projeto Vereador por um Dia, alunos de escolas municipais de São Sebastião do Paraíso visitaram a Câmara e apresentaram demandas. Para a Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Dizaró, solicitaram construção de piscinas, pista de skate, reforma do telhado, instalação de telas contra pombos, melhorias no campinho e fornecimento de materiais escolas.
“Sementes de cidadania”
Alunos da Escola Municipal São José pediram a substituição de quadros, investimentos em esportes, reformas do teto e banheiros, asfaltamento de ruas, iluminação de LED e criação de um centro de acolhimento para animais de rua. O “Vereador por um Dia”, é projeto concebido pela vereadora Cidinha Cerize. O Vereador Juliano Reis (Biju), que presidiu a sessão, parabenizou Cidinha, ressaltando a importância do projeto na formação cidadã dos jovens.
Readequar calçadas
Em boa hora o presidente da Câmara, José Luiz das Graças (Mercado Érika), apresentou indicação para que sejam readequadas calçadas públicas, visando garantir acessibilidade e segurança. Enfatizou que irregularidades em calçadas, cidade afora, forçam pedestres caminharem pelos leitos de ruas e avenidas, expostos a riscos. Solicitou ações do chefe do Executivo de modo garantir especialmente a idosos e pessoas com mobilidade reduzida, possam circular com segurança.
Adequações
O vereador Luiz de Paula solicitou o envio de ofícios à Secretaria Municipal de Trânsito, solicitando adequações no cruzamento das ruas dos Antunes com Tenente José Joaquim a fim de evitar outros acidentes naquele local. Frisou a existência de uma placa “pare”, porém há necessidade de sinalização horizontal, no leito da rua, bem como colocação de faixa “zebrada” na rua dos Antunes. Semana passada houve acidente grave naquele cruzamento. É o terceiro, de graves proporções, disse o vereador.
Caos
Aproveitando o ensejo, Juliano Reis (Biju), que presidia a sessão, ponderou que “não adianta a Secretaria Municipal de Trânsito fazer tudo que envolve segurança no contexto da sinalização, se as pessoas não respeitarem as leis de trânsito. Biju sugeriu levar a comunidade à Câmara para uma audiência pública, porque realmente está um caos. Convidar o pessoal da ACISSP, o secretário de Trânsito, motociclistas “que utilizam as vias como escritório”, envolver toda a comunidade.
Ações mais rígidas
Vereador Pedro Delfante alertou que se vê muitos ciclistas circulando em contramão, citou como exemplo as avenidas Monsenhor Felipe, Monsenhor Mancini, rua Pimenta de Pádua. É preciso união de esforços das forças de segurança “sobretudo agora que se aproximam festejos de final de ano, quando principalmente na área central o movimento é maior”. Pediu ações mais rígidas por parte da Guarda Municipal e de outras forças de segurança, orientando ciclistas e motociclistas.
“Resolveu”
No grande expediente na sessão da Câmara, segunda, 11, o vereador Luiz de Paula afirmou que o prefeito Marcelo Morais fez um “grande trabalho para que não mais aconteçam enchentes na avenida Geraldo Pelulcio.”Ficou excelente para o escoamento das águas. Resolveu o problema, só que causou outro problema”, observou o vereador.
Rebaixou
Luiz de Paula explicou que quando o volume de chuva aumenta, há o escoamento na “abertura, depressão que o prefeito e Secretaria de Obras fizeram”. Para quem não sabe, ao final da segunda lagoa no San Genaro fez-se um rebaixamento para escoar a água, jogando sobre o leito da rua Deputado Humberto de Almeida, que também foi rebaixada, e ficará alagada toda vez que a lagoa transbordar, impedindo o trânsito de pedestres e veículos.
Passarela
Com o respeito e admiração que temos pelo vereador Luiz de Paula, discordamos dele. A inusitada obra deixa muito a desejar. Mutilou a rua, e sua calçada. Certamente engenheiros teriam solução da forma ideal e segura para ser canalizada a água. E a chuva que generosamente caiu sobre Paraíso semana passada já demonstrou o problema. Pedestres não conseguiram passar por lá, que é via de acesso entre Jardim Planalto e a bairros adjacentes com o Jardim Europa, Parque Industrial e cercanias. Luiz de Paula sugeriu seja construída uma passarela com estrutura metálica.
Investir
A necessidade de iniciativas que proporcionem bem-estar para servidores municipais foi levantada pelo vereador Marcos Vitorino (Marcão). Ele lembra jornadas estressantes de servidores, que tanto fizeram e fazem pelo município, e que é necessário a melhoria de suas qualidades de vida. “Na pandemia não deixaram a cidade parar”. Falamos sobre investimentos em segurança, obras, saúde, educação, mas precisamos mais que depressa investir no servidor, lhes proporcionando ambiente de qualidade para trabalharem, que possam ter motivação, alegria. Certamente irão devolver para a sociedade um trabalho de qualidade bem maior.
MEMÓRIA PARAISENSE
13 de novembro de 1891, criação da comarca de São Sebastião do Paraíso, pela lei estadual número 11, sendo instalada no dia 22 de fevereiro do ano seguinte, com a nomeação do primeiro juiz de direito, o advogado Cláudio Herculano Duarte.